Sexta-feira, 29 de março de 2024

Vacinação contra influenza continua até o dia 1º

14/05/2018 às 11h14 Redação

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
As salas de vacinação permanecem as mesmas / Foto: Supcom

Continua até o dia 1º de junho, a vacinação  contra o vírus da Influenza. Os grupos que podem tomar a vacina são os idosos a partir dos 60 anos de idade, gestantes, puérperas, crianças que têm entre 6 meses e 5 anos, indígenas, funcionários da saúde, professores, adolescentes e jovens que têm de 12 a 21 anos e estão sob medidas socioeducativas, a população carcerária, funcionários do sistema prisional e portadores de doenças crônicas não transmissíveis ou que possuem condições clínicas especiais.

No último sábado (12/05), dia D de Vacinação, a procura em foi tranquila. Com isso, o departamento de Vigilância em Saúde da secretaria municipal de Saúde permanece com a orientação para que as pessoas que se encaixam no público-alvo procurem os postos para se prevenirem. Os pacientes acamados em home-care também receberam a vacina.
Acamados — Para as pessoas acamadas e pacientes em situação de home-care, o cadastro para a imunização em domicílio permanece sendo feito pela Vigilância. O agendamento deve ser feito no Centro de Saúde, de segunda a sexta-feira, nos horários de 9h às 16h, no setor da Vigilância Epidemiológica.
 
As salas de vacinação permanecem as mesmas: Unidades Básicas de Saúde (UBS) Aldeia, Alair Ferreira, Baleeira, CRTCA I e II, Custodópolis, Carvão, Conselheiro Josino, Centro de Saúde de Guarus, Eldorado, Félix Miranda, Lagamar (Farol), UPH Santo Eduardo, Centro de Saúde, UPH Ururaí, UPH São José, UPH Travessão, IPS, Lagoa de Cima, Mata da Cruz, Morangaba, Morro do Coco, Murundu, Novo Mundo, Parque Prazeres, Ponta da Lama, Ponta Grossa, Parque Aurora, Penha, Pernambuca, Poço Gordo, Quilombo, Santa Maria, Santos Dumont, Santa Helena, São Sebastião, Santa Cruz, Santo Amaro, Saturnino Braga, Sentinela do Imbé, Tapera, Terra Prometida, Tocos, Venda Nova e Vila Nova.
 
O que é Influenza? - É uma doença viral febril, aguda, comumente conhecida como gripe, geralmente benigna e autolimitada. Caracteriza-se por sintomas como febre, tremores, dores de cabeça, dor de garganta e rouquidão, além de alterações respiratórias, como tosse seca e coriza. A infecção geralmente dura, aproximadamente, uma semana. Existem três tipos de vírus Influenza: A, B e C. O vírus Influenza C causa infecções respiratórias brandas, sem causar impactos na saúde pública ou estar relacionado com epidemias. Já os vírus A e B são responsáveis por epidemias sazonais. O vírus Influenza A é classificado ainda em subtipos H1N1 e H3N2, além do H7N9.

Transmissão - Ocorre pelo contato com pessoas infectadas, ao tossir, espirrar ou falar. Pode ser transmitida ainda indiretamente pelas mãos, após contato com superfícies contaminadas por secreções respiratórias.

Sintomas - Pessoas com gripe podem apresentar febre, tosse ou dor na garganta, além de dor de cabeça, dor muscular e nas articulações. Já o agravamento pode ser identificado por falta de ar, febre por mais de três dias, piora de sintomas gastrointestinais, dor muscular intensa e prostração (cansaço extremo).
Como se prevenir - A vacinação contra a gripe é a forma mais eficaz de evitar a doença, mas pequenas ações no dia a dia também podem ajudar, como manter as mãos sempre limpas, principalmente antes de consumir algum alimento; utilizar lenço descartável para higiene nasal; cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir; evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca; higienizar as mãos após tossir ou espirrar; não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas; manter os ambientes bem ventilados; evitar contato próximo com pessoas que apresentem sinais ou sintomas de gripe.
 


 

Fonte: Supcom/Redação

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes