Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Veja como evitar queimaduras na pele ao fazer fotodepilação

20/09/2019 às 10h27 Redação

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
Para realizar o procedimento, a pele não pode estar bronzeada e em alguns casos, é necessário fazer teste em áreas pequenas. / Foto: Reprodução

Muitas pessoas optam por fazer a fotodepilação ou depilação a laser para eliminar pelos em diversas partes do corpo, mas segundo especialistas, é preciso tomar alguns cuidados para evitar queimaduras. Tanto a fotodepilação quanto o laser procuram o mesmo alvo, que é o pigmento escuro. A diferença é que na fotodepilação usa-se a luz pulsada, e o laser tem uma luz com algumas especificidades. Para realizar o procedimento, a pele não pode estar bronzeada e em alguns casos, é necessário fazer teste em áreas pequenas.

A pele mais indicada para o tratamento de remoção de pelos a laser ou luz pulsada é a pele branca com o pelo escuro. Peles morenas ou negras exigem uma atenção maior. Em geral, os médicos ou outros profissionais bem capacitados são capazes de fazer essa avaliação. A pele morena ou negra produz mais melanina, e como o aparelho trabalha com alvo negro, ocorre uma competição pelos alvos e o laser acaba atingindo a melanina também, que nas peles morenas e bronzeadas ficam mais na superfície da pele.

A pele bronzeada, de maneira geral, requer atenção especial, porque o sol estimula os melanócitos a produzirem melanina. Quando ele é estimulado, a melanina produzida vai para todos os lados, por isso ficamos bronzeados. Se o laser/luz enxerga somente o pigmento escuro do pelo, ele queima só o pelo, que fica numa região mais profunda da pele, e não causa nenhum dano superficial. Se o laser/luz enxerga outros pigmentos escuros além do pelo, como a melanina, ele atira em várias dessas proteínas, que estão na superfície da pele, e provoca queimadura.

Quem já sofreu queimaduras após esses procedimentos deve manter local limpo e coberto para não evaporar a água e a pele se regenerar sem perder líquido. A região que sofreu a queimadura fica vermelha, depois forma crosta. Quando essa crosta cai, a região fica branca, porque o melanócito foi destruído e pode demorar para voltar a cor. Dependendo da gravidade, se forma uma cicatriz na região.

ALERTA
Durante o procedimento é normal sentir dor, mas os profissionais também se guiam pela dor. Se ela está muito forte e insuportável, é preciso parar o procedimento. Dor intensa é sinal de maior intensidade de calor na pele.

Fonte:

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes