Quinta-feira, 28 de março de 2024

Verão, praia, sol e muito cuidado com a saúde

11/11/2019 às 11h37

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
Cuidados na estação mais quente do ano.

Na estação mais quente do ano, é fundamental redobrar os cuidados com a alimentação, a hidratação e com a pele. Segundo os dermatologistas, a intensidade e a maior exposição ao sol exigem o uso intensivo do filtro solar, bem como uma alimentação leve e saudável e hidratação oral, ou seja, beber muita água.

O protetor solar deve ser aplicado na pele no mínimo três vezes ao dia, em um Fator de Proteção Solar (FPS) acima de 30. Cada tipo de pele, no entanto, exige um protetor adequado e quem pode indicar o melhor FPS é o dermatologista. Mas independentemente do filtro solar, a reaplicação sempre que retornar do mergulho no mar, na piscina ou em rios e lagoas é fundamental.

Outra dica importante é o horário para ficar exposto ao sol. O recomendado pelos dermatologistas é antes das 10 horas da manhã e após às 16 horas. Entre esses horários, os raios solares são prejudiciais à saúde.

Alimentação

A alimentação é outro fator primordial. Comer alimentos leves e saudáveis, tais como saladas, frutas, verduras, legumes, grãos e proteínas, é fundamental para a saúde. Os líquidos devem estar intensamente presentes na dieta, uma vez que por causa da transpiração, a necessidade de hidratação é maior.

Dicas para curtir o verão com saúde

1- Beba bastante líquido. O recomendado é ingerir três litros de água nos dias muito quentes.

2 - Ofereça líquidos com frequência para crianças e idosos. Ambos exigem atenção redobrada. O metabolismo do idoso cai com a idade. As crianças gastam muita energia, o que contribui para a perda de umidade. Nem sempre eles pedem água ou dizem estar com sede.

3 - Fuja de locais fechados. Ambiente arejado, bem ventilado e limpo afasta os riscos de doenças respiratórias.

4- Use filtro solar, sempre.

5- Evite ficar exposto ao sol, procure caminhar pela sombra.

6- Prefira uma alimentação leve: frutas suculentas, saladas e, é claro, um sorvete ou picolé para refrescar.

7- Facilite a transpiração: use roupas folgadas, de tecidos leves e claros.

8 - Use chapéu ou boné quando ficar ao sol. E não se esqueça dos óculos escuros, que devem ter proteção ultravioleta total para evitar queimaduras da córnea e da retina, que causam lesões irreversíveis.

9- Tenha um cuidado ainda maior com bebês, idosos com mais de 65 anos e pessoas doentes - especialmente cardíacos ou com pressão alta.


 

Fonte: Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes