Pesquisadores da Universidade Estadual da Florida, nos Estados Unidos, demonstraram em estudo experimental que o vírus da zika é muito mais eficaz em se espalhar pelo corpo e, para isso, usa as células do próprio sistema imunológico. Enquanto os outros vírus "ficam pelo caminho", o zika consegue ir além, dizem os cientistas.
O estudo foi publicado nesta quinta-feira (05/07) na "Cell Reports" e teve como autores Hengli Tang, professor da Universidade Estadual da Florida e Jianse lang, pesquisador de pós-doutorado.
Para chegar a essa conclusão, pesquisadores compararam o vírus da dengue com o vírus da zika em uma série de testes.
Eles explicam, em nota, que ambos os vírus são muito semelhantes em sua superfície, mas a característica do zika de chegar a mais locais no organismo os levou a fazer a seguinte pergunta:
— Há algo específico no vírus da zika que faz com que ele se dissemine pelo organismo melhor que o da dengue?
Sim, responderam os cientistas. E isso tem a ver com um tipo de célula imune conhecida como "macrófago". O zika, em vez de ser atingido por essa célula, pega "carona" no macrófago, flutua pela corrente sanguínea e chega a outras partes do corpo.
Dengue vs. zika
Macrófagos são células do sistema imunológico que "engolem" qualquer tipo de substância estranha: micróbios, bactérias e até células do câncer. Eles flutuam pela corrente sanguínea e, quando um vírus invade o corpo, os macrófagos vão até lá para combatê-lo.
Em testes realizados pelos cientistas, foi exatamente isso que o macrófago fez com o vírus da dengue. Ao entrar na corrente sanguínea, o macrófago engoliu o vírus. Não é o que aconteceu com o zika.
Pesquisadores observaram essa relação em testes em laboratório. Primeiro, eles extraíram macrófagos de células-tronco. Depois colocaram essas estruturas em contato com o vírus da dengue e o vírus da zika.
Em contato com o vírus da dengue, o macrófago perdeu sua capacidade de se mover pela corrente sanguínea. Já no zika, os macrófogos continuaram a flutuar pelo sangue.
Para Tang, o vírus da zika está impedindo que os macrófagos realizem seus deveres no combate às doenças. Os cientistas se perguntam agora se o vírus da zika se utiliza dessas mesmas estruturas para atravessar a barreira da placenta e do cérebro — o que poderia, em parte, explicar a capacidade do zika de provocar anomalias em fetos.
Enquanto o mundo discute caminhos para conter as mudanças climáticas na COP30, em Belém (PA), no Norte e Noroeste Fluminense a crise ambiental já deixou o campo em alerta. Os...
A Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional confirmou a inclusão de Eduardo Bolsonaro na Dívida Ativa da União após pedido formal da Câmara dos Deputados. O débito de quase 14 mil reais...
A decisão do governo dos Estados Unidos de retirar a tarifa de 40 por cento sobre café, carne bovina, frutas, cacau, açaí e mais de 200 produtos brasileiros abre um...
A Polícia Civil interditou nesta quarta-feira uma boate localizada no Parque Califórnia, em Campos dos Goytacazes, após imagens mostrarem um homem disparando para o alto durante a madrugada do último...
A piauiense Maria Gabriela Lacerda, representante do Brasil no Miss Universo 2025, emocionou ao desfilar na passarela de trajes típicos em Bangkok, na Tailândia. Ela escolheu Nossa Senhora Aparecida como...
Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br
