Sábado, 27 de abril de 2024

Vital Brazil vai distribuir medicamentos oncológicos

13/06/2018 às 13h09 Redação

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
O soro para tratar picada de abelha está em pesquisa clínica e é o primeiro no mundo que não é voltado especificamente para alérgicos, e sim, para os que sofrem muitas picadas ao mesmo tempo. / Foto: Reprodução

O Instituto Vital Brazil (IVB), órgão de Ciência e Tecnologia ligado à Secretaria de Saúde, assinou um Termo de Compromisso com o Ministério da Saúde para produzir quatro medicamentos oncológicos: Capecitabina, Dasatinibe, Erlotinibe e Hidroxiureia. O ato faz parte do programa Parceria de Desenvolvimento Produtivo (PDP), uma forma de estimular a independência produtiva e tecnológica em relação aos importados, a nacionalização da tecnologia de produção e a redução de custos em medicamentos que precisam ser subsidiados pelo Governo Federal à população.

 De acordo com os cálculos do IVB, ainda este ano já chegará ao Ministério da Saúde o Hidroxiureia. Para o próximo ano, será concluída a produção de Capecitabina e, em 2020, será a vez dos medicamentos Erlotinibe e Dasatinibe.

 Edimilson Migowski, presidente do Instituto Vital Brazil, explica que essas novas PDPs significam um aumento importante no Portfólio de Oncológicos da instituição, e ressalta que esses medicamentos serão utilizados para diferentes tumores. O desenvolvimento de cada medicamento passa por diversas fases, e há instituições parceiras nesse processo.

“ O governo federal faz uma lista de medicamentos que tem interesse em comprar para distribuir via SUS (Sistema Único de Saúde). Nas PDPs, prevê-se que, ao longo de cinco anos, o instituto se capacite desde o controle de qualidade do medicamento até embalagens, aprendendo ao longo desse tempo a fabricar o medicamento. Podemos, por exemplo, fazer num laboratório parceiro que tenha a estrutura, utilizando nossos profissionais que sabem fazer determinado medicamento. Temos parcerias com universidades” explicou Migowski.
 

Soros

Alguns produtos de saúde pública produzidos pelo IVB são singulares, como alguns soros contra venenos de animais peçonhentos. O da aranha viúva negra, por exemplo, é único.

O soro para tratar picada de abelha está em pesquisa clínica e é o primeiro no mundo que não é voltado especificamente para alérgicos, e sim, para os que sofrem muitas picadas ao mesmo tempo.


Em 2019, o Vital Brazil completará 100 anos, e será homenageado, assim como o cientista que o fundou, no Carnaval. A Escola de Samba Combinado do Amor, de Niterói, vai homenagear a instituição e Vital Brazil.

Fonte: Ascom

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes