Sexta-feira, 27 de novembro de 2020
Anuncie no Ururau | Contato
Logo

Coluna do Psicanalista

Luiz Duncan

O Imaginário

27/01/2020 às 10h22

Reprodução
O Imaginário
Como o próprio nome indica, constitui-se através da imagem, o momento preciso que isso ocorre Lacan denominou de Estádio do Espelho. Esse instante se dá ainda na primeira infância, quando a pequena criança ao olhar-se no espelho transmite uma sensação de júbilo, de alegria perante a imagem integrada que vê, se antes se via por partes agora se vê por inteiro. Sou Eu.

O herdeiro desse momento o Eu, irá se opor ao sujeito do inconsciente, por isso as principais características desse Eu são as ilusões e as aparências. A queda do desmembramento contrastada com a imagem ilusoriamente perfeita. Esse modelo – da insuficiência à antecipação – funcionará como matriz da estrutura, dando ao sujeito seu tempo do verbo futuro anterior. Exemplo da jovem que em seu relato conta que quando alguém a convida para dançar ela rapidamente avalia se ele será um bom marido, bom pai para seus filhos e só depois aceita ou não o convite. A imagem acabada, anima a jovem a percorrer esse caminho.

Esse tipo de relação caracteriza-se por ser dual; tanto a sedução quanto a agressividade comportam-se ora como atrativo ora como repúdio ao semelhante, sem a interferência da palavra, situações tipo “ou eu ou ele” apontam para o predomínio do imaginário.

CONTINUA DEPOIS DO INFORMATIVO

O predomínio do imaginário sobre o real e o simbólico, que constituem a tridimensionalidade da experiência humana, coloca o sujeito no lugar dos efeitos, das consequências. Se real e simbólico são da ordem da causa, causa do sujeito e do desejo, o imaginário é o lugar dos impasses, dos enganos, onde habitam os sentimentos da inveja, ciúmes, competição, paixão, enfim, todo campo sentimental dramático. A consumação dos desejos exige trabalho, persistência e perseverança; é um processo, não acontece por magia ou milagre. 

 A consciência nos ilude, a despeito de esta consciência perceber a si mesma, de modo transparente, e, numa contemplação imediata tende a colocar o ser numa experiência traumática.

Lacan nos aponta que o avanço do impulso sexual dos seres humanos também está relacionado com a função imaginária. Onde podemos pensar a atração por imagens. Como exemplo, ele se referiu ao esgana-gata do sexo feminino, um peixe cuja dança copulatória é posta em movimento pela visão de uma determinada mancha de cor nas costas do macho. No entanto, um entalhe de papel tendo as mesmas marcas podem ter o mesmo efeito sobre a fêmea.

 Do mesmo modo que Copérnico introduziu a noção de que a Terra não era o centro do universo, e sim, o Sol, ou seja, retirou a Terra desse lugar de centro, igualmente, com Freud, houve o descentramento da noção de eu: a descoberta freudiana mostra que o inconsciente “escapa totalmente a este círculo de certezas no qual o homem se reconhece como um eu”. Freud nos diz que aquilo que é da ordem do eu é também da ordem da consciência.

CONTINUA DEPOIS DO INFORMATIVO

 A verdade é que nunca saberemos o que somos na realidade aos olhos de quem convive conosco.

 

                                                            Luiz Roberto Duncan

                                                                      Psicanalista


+ NOTÍCIAS

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: parceria@ururau.com.br
Logo
Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008 - 2016 Desenhado e programado por Jean Moraes

Poxa! Você usa bloqueadores de anúncios :(

Produzir matérias com qualidade demanda uma equipe competente e comprometida com o bom jornalismo. A publicidade é o único meio de viabilizar e manter nossos serviços ofertados gratuitamente aos nossos leitores. Colabore conosco adicionando o http://www.ururau.com.br como exceção de sites permitidos.

Clique aqui e saiba como adicionar o Ururau como site permitido!

Já fiz isso Fechar aviso