Segunda-feira, 06 de julho de 2020
Anuncie no Ururau | Contato
Logo

Plantão Ururau

Campos contabiliza 2.169 casos confirmados da doença, sendo 125 óbitos

Neste domingo (5), 47 novos casos de covid-19 foram registrados em Campos. Dentre os novos casos, óbitos de dois homens, de 66 e 73 anos, com comorbidades. De acordo com o Departamento de Vigilância em Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde, o município contabiliza 2.169 casos confirmados da doença, sendo 125 óbitos.  ... continuar lendo

Coluna do Psicanalista

Luiz Duncan

O tempo é de solidariedade

02/04/2020 às 11h52

O tempo é de solidariedade
No texto ‘Sobre a transitoriedade’ Freud conta que passeava pelos campos com um amigo e um poeta, enquanto contemplavam a beleza do ambiente o poeta tristemente era tomado pelo pensamento efêmero de que tamanho encanto findaria com o inverno; as flores murchariam e morreriam. Tudo aquilo que ele admirava e amava perdiam valor por estar fadado a transitoriedade.

Então, os dias de tristeza e os dias de felicidade também são transitórios, deixam suas marcas, suas questões, mas esvanecem no tempo. O mais interessante é, com certeza, o pensar a jornada. O que podemos mudar na vida? Aposto que somos nós próprios. Quanto tempo ficamos perdidos em nossas preocupações!?.

A algum tempo atrás, as “brincadeiras” em família eram mais comuns. Os bingos, as cartas, os jogos com dados, as camas de gato, as danças de cadeira, as palhetas; habitavam nossa vida, nossa casa. De repente nos isolamos e nos perdemos. A parte boa da vida ficou no antes e na promessa do depois.

CONTINUA DEPOIS DO INFORMATIVO

Como diz o psicanalistaDunker, “ O verbo é acalmar-se e não ser acalmado pelos outros”. E como se faz isso? É difícil, mas não ficar pensando demais no que vem a seguir é importantíssimo na diminuição da angústia. Um estoque de máscaras, de alimentos, de informações só irá pedir mais e mais, um mundo que não relaxa, que não medita, que descompensa. O momento é de solidariedade, temos e devemos ajudar uns aos outros. O futuro da humanidade está intimamente ligado a solidariedade.

Compartilhar é uma boa palavra para se pensar, podemos compartilhar bons conhecimentos, boas informações, temos tempo para isso, podemos jantar e almoçar conversando com a família, com os amigos, temos mecanismos para isso. Podemos usar as ferramentas que criamos, não só para jogar, mas também para interagirmos uns com os outros. Quem sabe!? “O convida20” pode se transformar numa carta de Alforria para a humanidade!? Acredito que sim, assim poderemos enfrentar as dificuldades da vida de forma mais prudente, com uma sociedade mais unida, mais solidaria e integrada.

                                                                Luiz Roberto Duncan

                                                                           Psicanalista


+ NOTÍCIAS

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: parceria@ururau.com.br
Logo
Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008 - 2016 Desenhado e programado por Jean Moraes

Poxa! Você usa bloqueadores de anúncios :(

Produzir matérias com qualidade demanda uma equipe competente e comprometida com o bom jornalismo. A publicidade é o único meio de viabilizar e manter nossos serviços ofertados gratuitamente aos nossos leitores. Colabore conosco adicionando o http://www.ururau.com.br como exceção de sites permitidos.

Clique aqui e saiba como adicionar o Ururau como site permitido!

Já fiz isso Fechar aviso