Sexta-feira, 30 de outubro de 2020
Anuncie no Ururau | Contato
Logo

Coluna do Psicanalista

Luiz Duncan

Um caso clínico apresentado por Freud

10/02/2020 às 08h39

Reprodução
 O sintoma apresentava-se como substituto da lembrança da qual Miss Lucy não queria saber, apesar de já sabê-la.
A governanta Miss Lucy (pseudônimo) se apresentou a Freud com o sintoma de perda do olfato e invadida por uma sensação imanente de cheiro de pudim queimado. Ao longo do trabalho, verificou-se que o sintoma da paciente remetia à cena em que ela recebera uma carta de sua mãe enquanto brincava com os filhos de seu patrão. A carta lembrou-lhe sua relevância sobre deixar a casa onde trabalhava, pois sua mãe gostaria que Miss Lucy voltasse a morar com ela.

A paciente recordou também que na mesma ocasião do recolhimento da carta um pudim fora esquecido no forno, apresentando o indicio de que seu sintoma havia sido construído a partir de uma sensação concreta.

A chegada da carta reavivou o conflito entre o desejo de não abandonar as crianças e as reflexões que a levavam a essa conclusão. Entretanto, essas lembranças não eram o suficiente para explicar a neura de Miss Lucy. Diante das cenas expostas pela paciente, Freud faz uma importante observação: pergunta-se por que ela sofria de um sintoma conversivo em lugar de simplesmente recordar o que havia ocorrido.

CONTINUA DEPOIS DO INFORMATIVO

Foi então que descobriu que Miss Lucy estava enamorada por seu patrão e que a cena do pudim queimado ganhou uma medida descompensada por estar relacionada à uma outra, na qual a paciente percebera a impossibilidade de realizar seu amor. Nessa cena mais antiga, Miss Lucy era censurada pelo seu patrão por permitir que uma visitante beijasse seus filhos na boca. Ele então ameaçara a governanta, dizendo que caso algo do tipo acontecesse novamente, a educação das crianças seria concedida à outra pessoa. Miss Lucy sentiu que seu amor não era correspondido pelo seu patrão, e era justamente esse o fato que ela não queria lembrar.

A lembrança do pudim queimado atualizava o sentimento de amor que a paciente não desejava lembrar. Na ocasião desta cena, o conflito se deu entre o desejo de ocupar o lugar da mãe das crianças – que já era falecida – e a chegada da missiva, fato que fez Miss Lucy recordar sua possível partida da casa do querido para voltar a morar com sua mãe. Miss Lucy amaria tomar o lugar da mãe das crianças junto a seu patrão, e por esse motivo o fato de estar brincando com elas quando da chegada da carta funcionou como estimulador do sintoma. Assim, a presença bilateral das ideias “carta” e “crianças” apresentava para Miss Lucy a questão de seu amor não correspondido.

 O sintoma apresentava-se como substituto da lembrança da qual Miss Lucy não queria saber, apesar de já sabê-la. Encontramo-nos aqui com outro indício da divisão: um saber que não se sabe, e que não é sabido porque não se quer saber – paradoxo delineado no trabalho de Freud pelo conceito de recalque.

                                                                   Luiz Roberto Duncan

CONTINUA DEPOIS DO INFORMATIVO

                                                                       Psicanalista


+ NOTÍCIAS

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: parceria@ururau.com.br
Logo
Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008 - 2016 Desenhado e programado por Jean Moraes

Poxa! Você usa bloqueadores de anúncios :(

Produzir matérias com qualidade demanda uma equipe competente e comprometida com o bom jornalismo. A publicidade é o único meio de viabilizar e manter nossos serviços ofertados gratuitamente aos nossos leitores. Colabore conosco adicionando o http://www.ururau.com.br como exceção de sites permitidos.

Clique aqui e saiba como adicionar o Ururau como site permitido!

Já fiz isso Fechar aviso