Sexta-feira, 23 de outubro de 2020
Anuncie no Ururau | Contato
Logo

Plantão Ururau

Preso: Foragido da Justiça após matar ex-mulher estava escondido em MG

Acusado de matar a ex-companheira, identificada como Mara Cristina Tavares Damasceno, em  Campos dos Goytacazes, foi preso pela Polícia Civil da 134° nesta sexta-feira (23/10) em Itaúna, em Minas Gerais.  ... continuar lendo

Coluna do Trabalhador

Sindipetro

Petrobrás descumpre recomendações do MPT sobre prevenção à covid-19

09/09/2020 às 12h01

O Sindipetro-NF teve acesso a documento interno da Petrobrás onde gestores dão orientações contrárias a pelo menos duas recomendações do Ministério Público do Trabalho
O Sindipetro-NF teve acesso a documento interno da Petrobrás onde gestores dão orientações contrárias a pelo menos duas recomendações do Ministério Público do Trabalho, sobre as práticas de prevenção à covid-19 junto à categoria petroleira. As recomendações foram feitas em 21 de agosto passado (confira aqui), após muitas denúncias dos trabalhadores e de surtos da doença em plataformas.

O documento da Petrobrás, com data desta quinta, 3, foi produzido pela UN-BC e traz orientações sobre procedimentos de testes da covid-19 entre os trabalhadores. De acordo com análise do Departamento de Saúde do Sindipetro-NF, a gestão local da empresa está descumprindo os ítens 5 e 7 das recomendações do MPT.

A recomendação número 5 é a de que a empresa deve “Aplicar testes diagnósticos de RT-PCR em todos os trabalhadores no pré-embarque, retirando das escalas todos aqueles que testarem positivo, com imediata identificação, afastamento e acompanhamento da saúde dos positivados e contactantes”.

CONTINUA DEPOIS DO INFORMATIVO

Na recomendação número 7, o MPT reforça que a empresa deve “Prosseguir na adoção das medidas de monitoramento pré-embarque, incluindo a testagem, nos trabalhadores que já apresentaram resultados positivos para IgG no teste rápido ou já estão assintomáticos após testagem positiva no teste RT-PCR em razão da impossibilidade de atestar o grau e a validade da imunidade”.

As orientações sobre testes presentes no documento da Petrobrás, obtido pelo sindicato, trazem indicações contrárias a estes procedimentos. A entidade já informou o comportamento da empresa ao Ministério Público do Trabalho e à Secretaria do Trabalho.

De acordo com o coordenador do Departamento de Saúde do Sindipetro-NF, Alexandre Vieira, é inadmissível que a companhia continue a se comportar de modo autoritário e negligente em relação à prevenção da covid-19. “Morreram pessoas, milhares foram contaminadas, o MPT faz recomendações e a Petrobrás peita, diz que não vai cumprir”, protesta o sindicalista.

A entidade mantém o chamado à categoria para que seja a principal fiscal da prevenção à covid-19, enviando denúncias para denuncia@sindipetronf.org.br. Esta sintonia entre os petroleiros e petroleiras e o sindicato tem sido importante para fundamentar a atuação sindical junto aos órgãos fiscalizadores e na cobrança à própria Petrobrás


+ NOTÍCIAS

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: parceria@ururau.com.br
Logo
Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008 - 2016 Desenhado e programado por Jean Moraes

Poxa! Você usa bloqueadores de anúncios :(

Produzir matérias com qualidade demanda uma equipe competente e comprometida com o bom jornalismo. A publicidade é o único meio de viabilizar e manter nossos serviços ofertados gratuitamente aos nossos leitores. Colabore conosco adicionando o http://www.ururau.com.br como exceção de sites permitidos.

Clique aqui e saiba como adicionar o Ururau como site permitido!

Já fiz isso Fechar aviso