Terça-feira, 24 de maio de 2022
Anuncie no Ururau | Contato
Logo

Coluna Dom Roberto

Dom Roberto

'Não nascemos para a guerra, violência e uma cultura de morte, ao contrário '

02/03/2022 às 12h06

Arquivo Ururau
Bispo de Campos

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lança, na Quarta-feira de Cinzas, 2 de março, a Campanha da Fraternidade de 2022, com o tema: “Fraternidade e Educação” e o lema bíblico, extraído de Provérbios 31, 26: “Fala com sabedoria, ensina com amor”. Essa é a terceira vez que a temática da educação será abordada na Campanha da Fraternidade. O tema já foi objeto de reflexão e ação eclesial em 1982 e 1998. De acordo com a introdução do texto-base, foi “a realidade de nossos dias que fez com que o tema educação recebesse destaque, um tempo marcado pela pandemia da Covid-19 e por diversos conflitos, distanciamentos e polarizações”.

Na Diocese de Campos, as paróquias prepararam uma programação para os fiéis participarem da celebração da Santa Missa. Na Catedral Diocesana Basílica Menor do Santíssimo Salvador, serão três horários: às 07h, 12h e 19h. Em Itaperuna, na Paróquia São José do Avahy, serão dois horários, às 07h30 e 19h. Na Audiência Geral do último dia 23 de fevereiro, o Papa Francisco falou da sua tristeza sobre a situação na Ucrânia e convocou um Dia de oração e jejum pela paz, para o dia 2 de março. “Peço a todas as partes envolvidas para que se abstenham de qualquer ação que possa causar ainda mais sofrimento às populações, desestabilizando a convivência entre as nações e desacreditando o direito internacional”, afirmou o Papa.

“O Papa nos convoca a uma verdadeira jornada urgente, de oração pela Paz mundial, que está ameaçada por aqueles que ainda pensam que a guerra é a solução. O Papa Francisco nos diz que a guerra será sempre uma agressão a todos os direitos e a casa comum. Devemos rezar sim, como o Papa fez na ONU, pelo domínio incontestável do direito. Todos somos irmãos, devemos buscar sempre o diálogo nas controvérsias”, declarou Dom Roberto Francisco.

De acordo com a presidência da CNBB justifica, na apresentação do texto-base da CF, que se trata de uma campanha que, mais do que abordar outro aspecto específico da problemática educacional, vai refletir sobre os fundamentos do ato de educar na perspectiva católico-cristã. Nessa perspectiva, a educação é compreendida não apenas com um ato escolar, com transmissão de conteúdo ou preparação técnica para o mundo do trabalho, mas de um processo que envolve uma “comunidade” ampliada que inclui todos os atores. A CF 2022 é impulsionada pelo Pacto Educativo Global, convocado pelo Papa Francisco. “Essa campanha pode nos ajudar a ver que não nascemos para a guerra, violência e uma cultura de morte, ao contrário nascemos para a comunhão, mas é necessário uma educação que nos prepare para isso. Por isso, o Papa São João Paulo II dizia: 'Se queres paz, então prepare- se para a paz’. É necessário não apenas conhecimento e informação, mas uma sabedoria que nos faça ver o precioso sentido da vida”, finalizou Dom Roberto.

 

+ NOTÍCIAS

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: parceria@ururau.com.br
Logo
Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008 - 2016 Desenhado e programado por Jean Moraes

Poxa! Você usa bloqueadores de anúncios :(

Produzir matérias com qualidade demanda uma equipe competente e comprometida com o bom jornalismo. A publicidade é o único meio de viabilizar e manter nossos serviços ofertados gratuitamente aos nossos leitores. Colabore conosco adicionando o http://www.ururau.com.br como exceção de sites permitidos.

Clique aqui e saiba como adicionar o Ururau como site permitido!

Já fiz isso Fechar aviso