Domingo, 26 de setembro de 2021
Anuncie no Ururau | Contato
Logo

Coluna Dom Roberto

Dom Roberto

Dez anos de pastoreio na planície campista

30/07/2021 às 10h18

Divulgação
Dom Roberto Francisco Ferreria Paz

No dia 30 de julho de 2011, na Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, conhecida como Convento, tomei posse como o sétimo Bispo Diocesano de Campos. Encontrei uma Circunscrição caracterizada pela sua extensão, a maior do Regional Leste 1, localizada no Norte e Noroeste do Estado, de intensa vida espiritual e litúrgica, celeiro de vocações, e conhecida por ter superado a rachadura cismática que resistia à aplicação do Concílio Vaticano II.

Fui muito bem acolhido pelo meu antecessor, Dom Roberto Guimarães, e por Dom Fernando Rifam, prelado da Administração Apostólica, que me ajudaram e me fizeram sentir-me em casa. Minha gestão eclesial coincidiu com a renúncia do Papa Bento XVI e com a eleição e início do iluminado pontificado do Papa Francisco. Com a ajuda e colaboração do clero, presbíteros, diáconos permanentes, religiosos (as), consagradas (virgens e viúvas), e um laicato atuante e presente, conseguimos colocar em andamento algumas iniciativas que vieram somar e dar continuidade e impulso à caminhada eclesial.

Na área administrativa, conseguimos a centralização canônica e financeira; a legislação do primeiro sínodo diocesano, unificando normas e orientações pastorais; a criação do Tribunal Diocesano; e a Reforma do Prédio da Nova Mitra. No plano espiritual e da vida eclesiástica, vieram novos institutos religiosos: carmelitas servas dos pobres, que abriram casa de formação na Diocese; Irmãos da Caridade (mercedários); acolhemos uma irmã eremita; recebemos a profissão de numerosas consagradas de vida individual (viúvas e virgens); aumentou sensivelmente o diaconato permanente (de três para mais de quarenta membros); e a formação presbiteral teve todas as suas etapas em Campos, fortalecendo o Seminário.

No âmbito pastoral e missionário, foi criado o CNLB (Conselho Nacional do Laicato do Brasil); iniciou-se a Caritas Diocesana; e desenvolveram-se as pastorais sociais, entre estas: Pastoral da Fé e Cidadania; da Ecologia Integral; Thalita Kum (das pessoas em prostituição); Pastoral Afro-brasileira; dos Moradores de Rua; e a Pastoral Familiar e o ECC sediaram o 17º Encontro da Região Leste, em Campos.

Foram realizadas a Quinta Semana Social Brasileira e a Romaria da Terra e da Água, em Campos; além de vários Fóruns de Fé e Cidadania, em Itaperuna. São sementes de futuro, de uma colheita abundante, que celebraremos com muito ardor e alegria o 04 de dezembro de 2022. Deus seja louvado!

Dom Roberto Francisco Ferreria Paz

Bispo Diocesano de Campos

+ NOTÍCIAS

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: parceria@ururau.com.br
Logo
Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008 - 2016 Desenhado e programado por Jean Moraes

Poxa! Você usa bloqueadores de anúncios :(

Produzir matérias com qualidade demanda uma equipe competente e comprometida com o bom jornalismo. A publicidade é o único meio de viabilizar e manter nossos serviços ofertados gratuitamente aos nossos leitores. Colabore conosco adicionando o http://www.ururau.com.br como exceção de sites permitidos.

Clique aqui e saiba como adicionar o Ururau como site permitido!

Já fiz isso Fechar aviso