Sexta-feira, 23 de outubro de 2020
Anuncie no Ururau | Contato
Logo

Plantão Ururau

Preso: Foragido da Justiça após matar ex-mulher estava escondido em MG

Acusado de matar a ex-companheira, identificada como Mara Cristina Tavares Damasceno, em  Campos dos Goytacazes, foi preso pela Polícia Civil da 134° nesta sexta-feira (23/10) em Itaúna, em Minas Gerais.  ... continuar lendo

Coluna Dom Roberto

Dom Roberto

Avós: a memória viva que dá cor e sentido à família humana

24/07/2020 às 08h27

Divulgação
A pandemia do coronavírus, que nos coloca diante do grande desafio
Entre outras coisas, a pandemia nos fez entender e valorizar o inestimável patrimônio que recebemos dos idosos, isto é, dos nossos avós. A festa dos avós maternos de Jesus, cujos nomes conhecemos pelo Evangelho Apócrifo de Tiago e celebramos no dia 26 de julho, nos torna conscientes da sua precípua missão de serem guardiões da Aliança.

Com esta expressão, queremos destacar a mediação na entrega e compreensão da cultura, como legado de valores, sentido e do profundo sabor de crenças, atitudes e coordenadas existenciais que nos guiam e orientam na vida, ajudando no discernimento e na consciência de pertencer à humanidade como uma família.  Sem eles, seríamos como uma árvore sem raízes, como pessoas comamnésia, sem identidade, sem história ou narrativas que nos situam e nos animam a continuar o aperfeiçoamento de nossa espécie e a vida com mais qualidade e plenitude.

Ao mesmo tempo, devemos a eles a sabedoria e sensatez que vem da experiência, que nos torna humildes, e nos faz diminuir o ritmo frenético e por vezes de autodestruição da humanidade atual, que já inspirava a Santo Agostinho comentar: “corres muito, mas fora dos trilhos, como quem não sabe aonde vai e porque precisa ir tão ligeiro”. O cuidado da Casa Comum está a escancarar como são necessárias as tradições benfazejas que ensinam no cotidiano o que significa a sustentabilidade, em relação à água, alimentação, saúde e a forma de trabalhar e plantar.

CONTINUA DEPOIS DO INFORMATIVO

A própria religião, no verdadeiro sentido de religar-se com Deus, para além de ritos ou símbolos, os revelam como catequistas e mestres de uma fé inabalável, que não conhece o “bricolage” religioso de quem só busca adrenalina espiritual ou conforto superficial, ou vira turista de ocasião de lugares ou serviços de auto-engano.

A pandemia do coronavírus, que nos coloca diante do grande desafio de superar a mediocridade do consumismo ou da sociedade do espetáculo e do vazio, está a exigir a presença e o testemunho infaltável de nossos queridos avós. Deus seja louvado!

Dom Roberto Francisco Ferreria Paz

Bispo  de Campos (TJ)


+ NOTÍCIAS

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: parceria@ururau.com.br
Logo
Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008 - 2016 Desenhado e programado por Jean Moraes

Poxa! Você usa bloqueadores de anúncios :(

Produzir matérias com qualidade demanda uma equipe competente e comprometida com o bom jornalismo. A publicidade é o único meio de viabilizar e manter nossos serviços ofertados gratuitamente aos nossos leitores. Colabore conosco adicionando o http://www.ururau.com.br como exceção de sites permitidos.

Clique aqui e saiba como adicionar o Ururau como site permitido!

Já fiz isso Fechar aviso