Sexta-feira, 23 de outubro de 2020
Anuncie no Ururau | Contato
Logo

Plantão Ururau

Preso: Foragido da Justiça após matar ex-mulher estava escondido em MG

Acusado de matar a ex-companheira, identificada como Mara Cristina Tavares Damasceno, em  Campos dos Goytacazes, foi preso pela Polícia Civil da 134° nesta sexta-feira (23/10) em Itaúna, em Minas Gerais.  ... continuar lendo

Coluna Dom Roberto

Dom Roberto

Dom Pedro Casaldáliga, Profeta e Artífice da Pátria Grande, da Unidade Latino-americana

13/08/2020 às 21h08 13/08/2020 às 21h10

Reprodução
Dom Pedro Casaldáliga
Uma das causas e sonhos que Dom Pedro Casaldáliga encarnou e vivenciou profundamente, com sua vida e pastoreio, foi acalentar e promover o grande sonho da Ameríndia, Afro-América, América Criolla, a livre Pátria Grande, onde como afirma Eduardo Galeano, “caibam todos, indígenas, negros, mestiços, brancos e todas as etnias migrantes”. Soube semear nas CEBs, nas Pastorais e Movimentos Sociais, o olhar para nossas raízes comuns superando a barreira ideológica da guerra fria, mostrando que a grande contradição e barreira era Norte-Sul, ou seja, como tinha dito São João Paulo II na Solicitudo Rei Socialis, entre os países ricos e abastados e os pobres do Sul, explorados e despojados.

Que, como afirmava Puebla, a libertação dos nossos povos tinha como meta a comunhão e participação do nosso destino comum, sem fronteiras nem cercas, que escravizassem os empobrecidos e humildes. Foi exemplo de solicitude e solidariedade com as Igrejas que sofriam em seus países a desigualdade multissecular e a dependência econômica e financeira que oprimia os povos sul-americanos e do Caribe.

Com ele, nos acostumamos a receber nos nossos encontros, delegados das comunidades eclesiais de toda a América Latina, despertando a nossa condição de pertença e partilha ao Continente da fé e da esperança, mas com um grande débito no amor social e na justiça.

CONTINUA DEPOIS DO INFORMATIVO

Como o Papa Francisco, na Evangelii Gaudium afirma, hoje, a Igreja está para acompanhar os povos, na sua busca de paz, reconciliação e justiça,

ajudando a promover seu protagonismo como sujeitos e atores da sua emancipação plena e integral, humana e cristã. Na verdade, Dom Pedro Casaldáliga era cidadão do Reino, peregrino da esperança, acendedor da utopia e dos melhores sonhos de liberdade, fraternidade e igualdade, da humanidade. Quem o conheceu, seja pessoalmente ou através de seus textos e gestos, encantou-se ao descobrir o Evangelho em sua versão mais autêntica e simples, sem glosas, como dizia Francisco de Assis, com a radicalidade da ternura e coerência de Jesus, o Filho de Deus e nosso irmão.

Tê-lo como irmão na CNBB, para mim foi e sempre será uma graça inesquecível e um grande desafio, de fazer acontecer a profecia e santidade em nosso pastoreio. Que o Deus da Vida e da Misericórdia o acolha e lhe dê a justa recompensa!

 


+ NOTÍCIAS

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: parceria@ururau.com.br
Logo
Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008 - 2016 Desenhado e programado por Jean Moraes

Poxa! Você usa bloqueadores de anúncios :(

Produzir matérias com qualidade demanda uma equipe competente e comprometida com o bom jornalismo. A publicidade é o único meio de viabilizar e manter nossos serviços ofertados gratuitamente aos nossos leitores. Colabore conosco adicionando o http://www.ururau.com.br como exceção de sites permitidos.

Clique aqui e saiba como adicionar o Ururau como site permitido!

Já fiz isso Fechar aviso