Domingo, 26 de setembro de 2021
Anuncie no Ururau | Contato
Logo

Coluna Dom Roberto

Dom Roberto

Papa: Aquele que escuta, ama e sonha seguindo a Cristo

04/07/2021 às 09h40

Papa Francisco
Neste Domingo, no Brasil, celebramos a Solenidade Martirial dos Santos Apóstolos, São Pedro e São Paulo, colunas, primícias, e fundamentos constitutivos da Igreja de Cristo. O ministério petrino, que vem etimologicamente de petrus, pedra ou gruta do aramaico “cefas”, significa fundamento, alicerce, abrigo e guarida como as grutas da Palestina.

O sucessor de Pedro, que chamamos de Papa, isto é, Pater Patrum (Pai dos Padres) ou Pai, do grego Abba, Pai comum, que tem como missão manter a comunhão eclesial. Já Santo Ignácio de Antioquia, chamava a Igreja de Roma de a que preside e tem a primazia do amor sobre as outras. O próprio Cristo Ressuscitado, na tríplice pergunta a Pedro, se o amava, fazia questão de mostrar que este ministério estava ligado ao amor-comunhão.

Por isso, os Papas, e vemos isso no rosto do Pedro, atual Francisco, são, em primeiro lugar, ouvintes e escutas plenos da Palavra do Senhor, oitiva que também se dispõe a acolher os gritos do sofrimento, das injustiças, e olhar com fé para os sinais dos tempos que, desafiadores, indicam por onde está passando Jesus, hoje.

CONTINUA DEPOIS DO INFORMATIVO

Mas, sempre serão testemunhas de um amor totalmente disponível que revela, em toda a sua dimensão e profundidade, a ternura e misericórdia de Cristo para todas as pessoas e criaturas da Terra, amor incondicional, universal e gratuito. Amor que gera esperança e torna o Papa o homem do futuro de Deus, o guardião e portador da utopia do Reino, o esperançador e acendedor de todas as buscas e inquietações por uma justiça maior, de uma humanidade nova, fraterna e inteiramente reconciliada.

Com Petrus e sub Petrus, isto é, com o Papa que abre caminhos, vamos juntos, como Igreja sinodal em processo de saída, participar da Assembléia Eclesial dos povos da América Latina e do Caribe, preparando os 500 anos da Aparição de Nossa Senhora de Guadalupe que abriu, na América, o processo de evangelização do continente e os 2000 da morte redentora de Cristo, o Salvador do mundo, que celebraremos no ano 2033. Deus seja louvado!

Dom Roberto Francisco Ferreria Paz

Bispo Diocesano de Campos


+ NOTÍCIAS

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: parceria@ururau.com.br
Logo
Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008 - 2016 Desenhado e programado por Jean Moraes

Poxa! Você usa bloqueadores de anúncios :(

Produzir matérias com qualidade demanda uma equipe competente e comprometida com o bom jornalismo. A publicidade é o único meio de viabilizar e manter nossos serviços ofertados gratuitamente aos nossos leitores. Colabore conosco adicionando o http://www.ururau.com.br como exceção de sites permitidos.

Clique aqui e saiba como adicionar o Ururau como site permitido!

Já fiz isso Fechar aviso