Sexta-feira, 27 de novembro de 2020
Anuncie no Ururau | Contato
Logo

Economizando

Charles Medina

Conhecendo um pouco sobre Tesouro Direto

19/11/2020 às 22h15

Reprodução
Coluna do economista Charles Medina.

No artigo anterior comentei sobre alguns produtos de investimento de renda fixa,CDB, RDC, LCA e LCI. As taxas de juros permanecem as mesmas 2,00% a.a.. Já a inflação coloca suas mangas para fora com alta, somente no mês de outubro de 0,86%a.m. e um acumulado de 3,92% a.a..

Esse cenário permanecendo, a renda fixa perde para a inflação, ou seja, existe perda no poder de compra, mesmo com o recurso investido. Por outro lado, caso o recurso excedente fique parado em conta, no depósito à vista ou entesourado (guardado) em casa, há maior perda de poder de compra, pois não há remuneração, com o dinheiro investido temos uma recomposição de seu valor por meio de juros pagos.

Assim, dando continuidade aos produtos de renda fixa apresentados (vide artigo anterior para ver os anteriores), neste artigo vou comentar sobre Títulos Públicos Federais, comprados por meio do Tesouro Direto.

Tesouro direto é um programa do Governo Federal desenvolvido em 2002, cujo objetivo é facilitar o acesso de pessoas físicas a investimentos em títulos públicos. E em contrapartida captar recursos ou rolar a dívida pública, assim o ente federal emissor do título pega emprestado dinheiro de pessoas físicas, e essas recebem para isso um rendimento em troca.

Como são emitidos pelo governo federal, o mercado enxerga os títulos como sendo debaixíssimo risco. São produtos de renda fixa, pois o investidor conhece as condições de retorno na hora da compra do papel.

São cinco títulos públicos federais atualmente, um pós-fixado, o Tesouro Selic (antiga LFT), dois atrelados à inflação, Tesouro IPCA + com juros semestrais(anterior NTN-B), Tesouro IPCA (NTN-B principal), e dois prefixados, Tesouro Prefixado com juros semestrais (NTN-F), Tesouro Prefixado (LTN).

Para quem quer começar a investir no tesouro direito o ideal é o título Tesouro Selic que acompanha a Taxa Selic. Bom para reserva de emergência e para objetivos de curto prazo, possui o menor risco em caso de venda antecipada.

Os dois títulos prefixados têm uma taxa de juros fixa, garantindo uma rentabilidade fixa, o comprador fica sabendo no ato da compra quanto receberá no vencimento da aplicação, no vencimento do título. Ideal para médio e longo prazo.

Por último, os dois atrelados à inflação, no caso, medida pelo ao IPCA, Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, oferecendo rendimento igual a variação da inflação mais uma taxa prefixada de juros, dessa forma, garante rentabilidade acima da inflação, sendo ideal a longo prazo e possuindo um hedge ante a inflação.

Cabe ressaltar que: uma fator importante para pessoas afim de realizar investimos no tesouro direto é que mesmo oferecendo baixo risco, pois a contraparte é o governo, os títulos federais possuem risco de mercado, ou seja, conforme as oscilações do mercado o valor dos títulos podem aumentar ou reduzir caso você deseje vende-los antes do vencimento, assim, quando a taxa de juros cai, o preço sobe,quando a taxa de juros sobe, o preço do título cai. Essa variação será tanto maior quanto maior for o prazo remanescente do título.

Finalizando, reforço sempre que estudo e orientação de especialistas são fundamentais para realização e diversificação de uma boa carteira de investimentos, sempre adequados ao seu perfil de investidor, possibilidades financeiras e a realização dos seus projetos.

+ NOTÍCIAS

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: parceria@ururau.com.br
Logo
Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008 - 2016 Desenhado e programado por Jean Moraes

Poxa! Você usa bloqueadores de anúncios :(

Produzir matérias com qualidade demanda uma equipe competente e comprometida com o bom jornalismo. A publicidade é o único meio de viabilizar e manter nossos serviços ofertados gratuitamente aos nossos leitores. Colabore conosco adicionando o http://www.ururau.com.br como exceção de sites permitidos.

Clique aqui e saiba como adicionar o Ururau como site permitido!

Já fiz isso Fechar aviso