Sexta-feira, 27 de novembro de 2020
Anuncie no Ururau | Contato
Logo

Economizando

Charles Medina

O que buscar na hora de investir?

19/10/2020 às 14h43

Neste artigo vou comentar o básico sobre os produtos de renda fixa: CDB, RDC, LCA e LCI, sem maior aprofundamento, apenas como forma de apresentação.
Nesses tempos de taxa Selic a 2,00% a.a. e inflação a 3,14% nos últimos 12 meses, os investidores se perguntam, “e agora o que faço com meus recursos excedente?” Uma boa resposta para esta pergunta, antes de se aventurar a investir em qualquer coisa ou cair na tentação de ir atrás de uma indicação amiga é buscar sempre um especialista e procurar ter certo conhecimento sobre os produtos oferecidos.

Cabe ressaltar que quando um aplicador investe em algo, como uma CDB, RDC ou uma LCI por exemplo, ele está emprestando dinheiro a uma outra parte, chamada emissor, e por isso recebe um rendimento em troca. Este empréstimo pode ser realizado ao governo, a um banco ou a uma empresa privada por exemplo.

E como todo empréstimo é analisado por alguém qualificado, você precisa de alguém com capacidade técnica para te orientar a investir de forma mais adequada.

CONTINUA DEPOIS DO INFORMATIVO

O especialista em investimentos de uma instituição financeira deve possuir certificação. Hoje a mais conhecida é a CPA da ANBIMA - Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais, oferecendo dentre outras a CPA-10 e a CPA-20.

A certificação CPA-10 é destinada aos profissionais que atuam na distribuição de produtos de investimento em agências bancárias ou plataformas de atendimento e a CPA-20  destinada aos profissionais que atuam na distribuição de produtos de investimento para clientes dos segmentos varejo alta renda, private, corporate e investidores institucionais em agências bancárias ou em plataformas de atendimento, de acordo com a ANBIMA. Os profissionais CPA-20 também podem exercer as funções dos certificados com a CPA-10.

Sobre os produtos de investimento, existem vários, renda fixa (CDB, RDC, LCA, LCI, LF, Debênture, LC, CRI, CRA) renda variável (ações, fundos imobiliários, ETFs), fundos de Investimento (fundos renda fixa, Multimercados, renda variável) dentre outros.

Neste artigo vou comentar o básico sobre os produtos de renda fixa: CDB, RDC, LCA e LCI, sem maior aprofundamento, apenas como forma de apresentação.

CONTINUA DEPOIS DO INFORMATIVO

CDB – certificado de depósito bancário - suas características são determinadas no momento de sua contratação, como prazo e forma de rendimento que são previamente definidos, assim como sua remuneração, que pode ser prefixada ou pós-fixada, sempre baseada em um indexador. O mais utilizado é a Taxa-DI, dos depósitos interfinanceiros.

O RDC – recibo de depósito cooperativo – tem as mesmas características do CDB, porém são emitidas por cooperativas de crédito. Assim como os CDBs que possuem garantia do Fundo Garantidor de Crédito (FGC) os RDCs têm garantia do Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito (FGCOOP), ambos com garantia de 250 mil reais.

A LCA – letras de crédito do agronegócio - são utilizadas para captar recursos para participantes da cadeia do agronegócio. Um atrativo é o fato de que os investidores pessoas físicas têm seus rendimentos isentos de Imposto de Renda, outro é a garantia dos fundos garantidores. Pode ser emitido pelos bancos, assim como por cooperativas de crédito que trabalham com crédito rural.

Por fim a LCI – letras de crédito imobiliário – representam uma fonte de recursos para o setor imobiliário. É um dos instrumentos de renda fixa mais procurados pelo investidor pessoa física e que mais cresceram nos últimos anos, segundo a B3 (Bolsa Balcão Brasil), por conta de sua isenção de Imposto de Renda. Como as LCAs, pode ser emitida tanto por bancos como por cooperativas de crédito que trabalham com o seguimento imobiliário. Possuem garantia dos fundos garantidores.

CONTINUA DEPOIS DO INFORMATIVO

Em um próximo momento irei comentar sobre outros produtos de investimento, renda fixa, variável e fundos de investimento e me aprofundar em relação a alguns.


+ NOTÍCIAS

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: parceria@ururau.com.br
Logo
Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008 - 2016 Desenhado e programado por Jean Moraes

Poxa! Você usa bloqueadores de anúncios :(

Produzir matérias com qualidade demanda uma equipe competente e comprometida com o bom jornalismo. A publicidade é o único meio de viabilizar e manter nossos serviços ofertados gratuitamente aos nossos leitores. Colabore conosco adicionando o http://www.ururau.com.br como exceção de sites permitidos.

Clique aqui e saiba como adicionar o Ururau como site permitido!

Já fiz isso Fechar aviso