Segunda-feira, 10 de agosto de 2020
Anuncie no Ururau | Contato
Logo

Plantão Ururau

Dois homens assassinados na noite deste domingo em Campos

Dois homens foram assassinados na noite deste domingo (09/08), próximo ao Ciep Wilson Batista na Avenida Campista, no Parque Guarus, em Campos. Equipes do Corpo de Bombeiros estiveram no local, mas os homens já estavam sem vida. Ainda não há informações dos nomes das vítimas.. Policiais Militares estão no local que já foi isolado. Não há informações da motivação e autoria dos homicídios.. ... continuar lendo

Plano de Voo

Patrícia Daldegan

Como tomar as melhores decisões

29/06/2020 às 09h16

Reprodução
De mudar os rumos de determinado aspecto da vida a dormir ou não mais cinco minutinhos
O tempo todo tomamos decisões. Qualquer pequeno ato do dia-a-dia demanda uma escolha e, consequentemente, o IMPACTO dela. Já parou para pensar nisso? São milhares de microdecisões diárias, que só cessam quando a gente dorme. De mudar os rumos de determinado aspecto da vida a dormir ou não mais cinco minutinhos.  Decidimos o tempo todo.

Algumas dessas decisões são superAUTOMÁTICAS, a gente nem percebe que está decidindo. Outras demandam GRANDES ESCOLHAS, pois terão grande impacto na nossa vida ou na vida dos outros e, muitas vezes, é nessa hora, que bate aquela indecisão.

Quantas dúvidas rondam nossa cabeça e permanecem sem resposta por dias, meses e até anos? O problema é que a indecisão prolongada pode ser um processo extremamente doloroso e cansativo e é por isso que precisamos aprimorar nossos processos decisórios.

CONTINUA DEPOIS DO INFORMATIVO

O cérebro e as decisões

A ciência tem se dedicado, cada vez mais, a entender o processo de tomada de decisões. Os pesquisadores concluíram que a maioria das coisas que decidimos são INCONSCIENTES, por isso são automáticas. Tirar a mão de um utensílio quente ou abrir a porta do carro quando chegamos ao destino.

Porém, existem as decisões COMPLEXAS, que precisam de racionalização. Aí, geralmente, o sistema nervoso avalia as alternativas, de forma a maximizar os ganhos e minimizar as perdas. Mas se fosse só isso, ok. A questão é que, segundo a neurociência, escolher envolve também fatores como emoções, contexto, impactos pessoais e a experiência de cada indivíduo.

Ou seja, decidir nem sempre é simples!

CONTINUA DEPOIS DO INFORMATIVO

O que atrapalha nossas escolhas?

Um estudo publicado na revista científica Scientific American revelou que, ao contrário do que muita gente pensa, ter MUITAS OPÇÕES de escolha pode nos levar a tomar decisões piores ou simplesmente a não decidir. Quando temos que escolher uma alternativa dentre muitas é necessário abrir mão de outras, potencialmente boas, e isso gera um sentimento de PERDA, o que leva muitas pessoas a simplesmente desistir da escolha.

Stress, pouco tempo para decidir, falta de atenção, distrações, impulsividade, viés emocional negativo e excesso de racionalização também podem prejudicar a tomada de decisão.

Mas então, como tomar as melhores decisões?  Aí vão algumas reflexões

CONTINUA DEPOIS DO INFORMATIVO

1)Perdas, ganhos e empatia: antes de decidir pense no que você GANHA e no que você PERDE seguindo determinado caminho. Tente escolher o que oferece mais fatores positivos para você, porém nunca esqueça que existe O OUTRO nessa equação. Reflita: minha escolha afeta negativamente outras pessoas? Lembre-se daquela máxima: nunca faça aos outros o que não gostaria que fizessem a você.  Às vezes, dar um passo atrás e não fazer algo que, a princípio, gostaríamos, pode ser a chave para ter paz de espírito!

2)Precognição: não temos o superpoder de prever o futuro, mas todos nós somos capazes de desenhar CENÁRIOS. Por isso, sempre que precisar tomar uma decisão, exercite visualizar o futuro. Pinte os possíveis cenários: os bons e os ruins. Preveja as consequênciasa partir da escolha que pretende fazer. Só aí decida qual o melhor caminho a seguir.

3)Múltipla escolha: como já disse anteriormente, quanto mais OPÇÕES, maiores são as chances de frustração e erro. A grande sacada é fazer um crivo e ir eliminando as opções até ficar com o mínimo possível e só então decidir.

4)Tem data!: Avalie cada situação de dúvida e defina um PRAZO apropriado para decidir. Evite procrastinar pois, dependendo da situação, esse adiamento pode trazer problemas ainda maiores.

CONTINUA DEPOIS DO INFORMATIVO

5)Voz da Experiência: a EXPERIÊNCIA é sempre uma boa conselheira, então, lembre-se de suas escolhas anteriores e dos resultados que tiveram. Geralmente, elas são uma ótima diretriz do que fazer ou não

6)Se conselho fosse bom....: e pode ser! Procure alguém de confiança, que tenha passado ou vivido uma situação semelhante. Se achar que o que ouviu foi válido, leve em consideração.

7)Força estranha: por fim ela! Esse elemento intangível e, às vezes, curioso, que nos ajuda a decidir: a INTUIÇÃO. Se ela vem de algo sobrenatural ou nasce de experiências anteriores fica a critério de cada um. O importante é nunca ignorar essa “vozinha” que pode nos ajudar a seguir o melhor caminho.

Enfim, escolher é sempre perder!

CONTINUA DEPOIS DO INFORMATIVO

Não tem jeito, cada escolha é uma renúncia. E, no final das contas, é mais feliz que está mais APTO A PEDER.Quando aceitamos que isso faz parte do processo e vencemos o medo da perda, além de mais aliviados, nos tornamos mais seguros e poderosos.

Então, com cuidado e sabedoria, escolha sempre o melhor a fazer!Analise cada questão com a razão e o coração.Afinal, adiar ETERNAMENTE decisões nunca foi solução para nada. Ficar sempre em cima do muro só terá uma consequência: A VIDA VAI ESCOLHER POR VOCÊ! 


+ NOTÍCIAS

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: parceria@ururau.com.br
Logo
Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008 - 2016 Desenhado e programado por Jean Moraes

Poxa! Você usa bloqueadores de anúncios :(

Produzir matérias com qualidade demanda uma equipe competente e comprometida com o bom jornalismo. A publicidade é o único meio de viabilizar e manter nossos serviços ofertados gratuitamente aos nossos leitores. Colabore conosco adicionando o http://www.ururau.com.br como exceção de sites permitidos.

Clique aqui e saiba como adicionar o Ururau como site permitido!

Já fiz isso Fechar aviso