Sexta-feira, 27 de novembro de 2020
Anuncie no Ururau | Contato
Logo

Saúde & Negócios

Anderson Esteves

5 erros frequentes no currículo

A melhor pessoa para fazer seu currículo é você mesmo

24/11/2020 às 08h49 E ATUALIZADO: 24/11/2020 às 08h52

Divulgação
A melhor pessoa para fazer seu currículo é você mesmo

Na nossa coluna anterior, temos uma introdução bacana sobre seu currículo e você, onde de forma breve, relatamos os itens que não podem faltar e a relação subjetiva com o documento. Na coluna desta semana, aprofundaremos sobre os 5 erros frequentes que são encontrados quando fazemos avaliação curricular.

Antes, é importante ressaltarmos que o responsável pelo seu currículo e pelas informações contidas nele é você mesmo, portanto atualize o ‘esqueleto’ dele com frequência e caso pague para ser feito, confira com visão de quem vai avaliar numa dimensão de centenas de currículos, verificando, inclusive, se não contém um dos 5 pequenos problemas eliminatórios abaixo:

I. Sem nome ou escondido pelo currículo: É sério isso?! Infelizmente sim. Nome no rodapé, virado em 90°, no canto sem dar ênfase com a mesma tipologia das outras fontes, somente na capa ou no envelope, enfim; lugar do nome é centralizado, no topo do currículo, em caixa alta e no mínimo dois tamanhos acima das demais fontes.

II. Caça ao contato: fazer o analista pocurar seu telefone pelo currículo chega a ser perversão. Na estimativa do último mês, dos 1000 currículos analisados, 50 foram desconsiderados por falta de contato válido, entre eles são: emails que retornam, telefone que não atende, número sem cadastramento em aplicativos de mensagens instantâneas e por último, currículo sem contato. Há ainda aqueles candidatos que não mencionam o bairro onde mora, precisando buscar no maps, para avaliar se o candidato mora próximo ou não da empresa contratante. Aos telefones para recado, avise a quem vai atender que você colocou o telefone dela para ajudar; ligar para alguém que reclamará de você usar o telefone que não lhe pertence com certeza o eliminará da vaga.

III. Faço tudo! Essa é uma questão bem polêmica, mas que precisamos que reflita nas seguintes questões: Qual é o seu sonho de profissão? Suas experiências e aprendizados o/a direcionam para qual carreira? O que lhe dá prazer em fazer? Qual trabalho vai te deixar feliz todos os dias? Pronto! Direcione suas buscas e seu currículo em direção à sua felicidade! E, acretide! Você vai conseguir!

Somente as avaliações curriculares amadoras contratam candidatos sem foco de vida, lembre-se que na entrevista terá uma pergunta nesse sentido... No preenchimento do OBJETIVO, não coloque que será responsável, dedicado/a, à procura de oportunidade, etc, isso é tudo muito óbvio, além de ninguém dizer que será irresponsável, não é mesmo.

Neste campo, insira a área, a função ou o cargo específico que deseja oportunidade. Nós, buscadores de talento, vamos direto no objetivo. Se a vaga for para Operador de Caixa e o objetivo conter variadas funções, a prioridade é para a pessoa que estiver focada.

IV. Omitir dados pessoais: não vale a pena! Você só vai ocupar tempo e desperdiçar dinheiro da empresa! Sem receio do que a empresa irá avaliar, coloque sua idade (mesmo que seja 18 ou acima de 50 anos), mencione seu estado civil (solteiro? Casada? Divorciado? Ou viúva?), sua nacionalidade é importante, se possuir CNH, insira a categoria e, por final, divulgue quantos/as filhos/as possui. Todos os temas relacionados fazem a diferença na avaliação. Algumas empresas preferem contratar pessoas que estejam solteiras e sem filhos, pois a função poderá exigir maior tempo de trabalho e viagens. Outras, precisam que tenha condição de dirigir o carro da empresa. Tenho clientes jurídicos que preferem atuar com casados e com filhos precisando de profissionais mais maduros/as e prudentes. Estes são somente alguns exemplos que a informação no currículo acelerará o processo seletivo, levando o/a candidato/a à entrevista ou não. Mas, saiba que, se o critério é ter filhos/as, e você não possui, não adiantará muito ir para a entrevista e ser eliminado/a quando a expectativa está mais alta.

V. Número de documentos: no ano passado, recebi uma ligação de um candidato, um mês após o processo seletivo em que o mesmo havia participado, sendo acusado de ter efetuado uma compra utilizando seu nome. Desnecessário! Uma vez que o/a recrutador/a não solicita número de documentos até que o/a candidato/a se torne oficialmente o/a profissional que irá ingressar na vaga. Algumas pessoas inserem para ocupar mais espaço na página, o que também não é bacana! Nem mesmo a CNH deve ser informada com a numeração, e sim somente a categoria.

A melhor pessoa para fazer seu currículo, é você mesmo, nem que tenha que fazer um curso de informática básica para aprender, o que de ganho, enriquece seu currículo! Na próxima semana, a coluna trará os 5 pontos ALTOS do seu currículo, você não vai perder, não é mesmo!

Anderson Esteves
Psicólogo
Diretor da ANDARH – Consultoria e Treinamento
Consultor de Empresas
Hipnoterapeuta
Pós-Graduando em Neuropsicologia
Mestrando em Strategic Direction and Human Resource Management / EUA
Mestrando em Dirección y Gestión de Personas / Espanha


 

+ NOTÍCIAS

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: parceria@ururau.com.br
Logo
Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008 - 2016 Desenhado e programado por Jean Moraes

Poxa! Você usa bloqueadores de anúncios :(

Produzir matérias com qualidade demanda uma equipe competente e comprometida com o bom jornalismo. A publicidade é o único meio de viabilizar e manter nossos serviços ofertados gratuitamente aos nossos leitores. Colabore conosco adicionando o http://www.ururau.com.br como exceção de sites permitidos.

Clique aqui e saiba como adicionar o Ururau como site permitido!

Já fiz isso Fechar aviso