Segunda-feira, 10 de agosto de 2020
Anuncie no Ururau | Contato
Logo

Plantão Ururau

Motociclista morre em colisão com ônibus na BR-356

Um homem morreu em um grave acidente na manhã desta segunda-feira (10/08), na BR-356 , trecho Campos São João da Barra, próximo a Barreira Sanitária. ... continuar lendo

Saúde & Negócios

Anderson Esteves

Humanizar o home office para a produtividade

30/06/2020 às 08h48

Divulgação
Os 5 i?s do home office
A Pandemia trouxe momentos estranhos para toda a sociedade. E não foi diferente para as relações de trabalho, independente das áreas de atuação, seja comercial, industrial, educacional, microempreendedores etc. A nossa coluna de hoje fará uma reflexão especial quanto as dúvidas que tenho recebido sobre o home office. Embora juntos na quarentena emuitas novidades, oportunizei-me estudos e uma troca com outros especialistas quanto a temática que abordaremos. Vamos aos 5 I’s do home office:

Inteligência Emocional. Todos precisamos reconhecer que a dinâmica pandêmica é diferente. Os mindsets do home office levam em consideração as crianças (filhos, sobrinhos e netos), a presença do casal constante, adequação espacial, consumo de material, contexto do isolamentoversus intimidade e, por último, um cenário de incertezas.

A rotina domiciliar é complexa! Nunca, nesta geração, se trabalhou tanto: fazer o relatório, limpar a casa, ligara para o cliente, brincar com as crianças, fazer contato com a equipe, ensinar tarefas escolares, preparar malote, lavar os banheiros, fazer pesquisas de mercado, cozinhar, assistir uma live bacana, estudar, contato com a família, colocar o bebê para dormir, atividade física, limpar a casa do cachorro ou o quintal, a geladeira, a pia da cozinha, o computador e o celularformam a sua galera, ..., ufa!

CONTINUA DEPOIS DO INFORMATIVO

Ao gestor/líder, será imperativo um comportamento de alteridade sobre o colaborador. Terno e positivo serão os caminhos com maior desenvolvimento e produção de equilíbrio para a empresa.

Informação. A empresa precisa praticar treinamentos remotos, desenvolver novas habilidades, envolver a equipe com as diversas ferramentas digitais e aplicativos operacionais, como os de escaneamento de documentos, por exemplo.

Pensar em reuniões podem ser altamente produtivo quando as mesmas fizerem sentido e não se tornarem uma ‘rede de lamentações’. Apesar de merecer uma coluna destaque, segue aí algumas dicas:

1. Utilize as reuniões para descompressionar. A pressão do vírus já é o suficiente para promover diversas doenças e transtornos.

CONTINUA DEPOIS DO INFORMATIVO

2. Faça como um ritual: horários fixos pré-programados, diárias ou bidiárias, podendo ser matutinas e/ou verpertinas etc.

3. Revese entre Formativas, Informativas e de Resultado.

4. Evite o efeito bexiga pois os trabalhadores já se cansaram de serem elogiados para depois serem bombardeados.

Interação. A equipe de vendas, o grupo de educadores e os técnicos de acompanhamento são alguns exemplos de categorias que precisam manter o relacionamento remoto entre colegas e entre gestores.

CONTINUA DEPOIS DO INFORMATIVO

Quando o colaborador precisar romper com o isolamento, deverá seguir ritos programados e personalizados de acordo com a empresa e construído por especialistas, garantindo a saúde do trabalhador e do cliente.

Uma dica bacana é desenvolver metas por grupo ou duplas até o fim do dia, com direcionamentos mais precisos e objetivos, permitindo maior quantidade de resultados atingidos.

O distanciamento social não pode ser motivo de faltar comemoração para os resultados positivos. Com isso, promova happy hour entre os integrantes, aniversariantes do mês com direito a enviar um bolo para a família, charreatas e até mesmo, a festa Julina online.

Interface. O/A cliente não pode ser subestimado/a. O cuidado que a empresa reflete no colaborador é plenamento percebido e dado o devido valor através da fidelização dos serviços e marketing indireto.

CONTINUA DEPOIS DO INFORMATIVO

Uma atenção especial sobre o apoio tecnológico, de maquinário, de software e de material é fundamental para criar sinergia entre a produção e o produto (atendente e cliente / trabalhador e usuário). Essa relação é vital para a entrega dos resultados à empresa.

Impactos. Os resultados esperados precisam ser mensurados mais individualmente e menos coletivo levando em consideração a transparência. Quando tratamos de gestão orientada à métricas, neste momento, precisa ser incluído a avaliação de desempenho comportamental.

A empresa precisou recalcular seu planejamento operacional que consequentemento trará efeitos para o planejamento tático, mas que precisa ser realinhado para que o planejamento estratégico não sofra, ou que pelo menos seja minimamente influenciado. Nesta conjuntura, os gestores, gerentes, líderes, RH e Qualidade devem ser chamados a avaliar todos os passos que foram implementados e que serão construídos a posteriori. Como diria uma de minhas mentoras: ‘Estamos vivendo um momento Band News!’

A queda da produtividade é eminente. Para tal questão, o acompanhamento do líder será imprescindível através da empatia e do alinhamento das expectativas, levando em consideração o histórico do seu time pré-pandemia e do seu PDI (Plano de Desenvolvimento Individual). Colaboração será mais eficaz que cobrança! Lembrando ainda que os fluxos e processos sofreram um reordenamento, e que os mesmos devem estar a serviço das pessoas e não ao contrário. O papel do líder é engajar a equipe, unir e ser facilitador!

CONTINUA DEPOIS DO INFORMATIVO

Os trabalhadores operacionais, líderes e gestores nunca precisaram tanto do setor de RH e de profissionais de Psicologia para uma escuta de apoio, valorizando a subjetividade, mantendo a equipe motivada, com diminuição da ansiedade e do medo, sentindo assim mais segurança diante a atuação no mercado. Outra atividade muito bacana é do profissional de Educação Física, com atividades laborais descontraídas e que promovam o aumento da felicidade e do engajamento com a empresa.

O que você, empresário, já fez pela sua equipe hoje?

Para finalizar, estamos num redemoinho de aprendizado nos envolvendo em diversas transformações, criando novas formas de economizar e internalizando a internet e suas ferramentas. Aos céticos que não acreditava-se em expansão, fiquem de olho nas novidades e venham junto à inovação. Afinal essa é a maior vacina de todos os tempos!


+ NOTÍCIAS

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: parceria@ururau.com.br
Logo
Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008 - 2016 Desenhado e programado por Jean Moraes

Poxa! Você usa bloqueadores de anúncios :(

Produzir matérias com qualidade demanda uma equipe competente e comprometida com o bom jornalismo. A publicidade é o único meio de viabilizar e manter nossos serviços ofertados gratuitamente aos nossos leitores. Colabore conosco adicionando o http://www.ururau.com.br como exceção de sites permitidos.

Clique aqui e saiba como adicionar o Ururau como site permitido!

Já fiz isso Fechar aviso