Sexta-feira, 27 de novembro de 2020
Anuncie no Ururau | Contato
Logo

Saúde & Negócios

Anderson Esteves

O processo seletivo nas PME

19/10/2020 às 15h12

As PME exigem um processo cada vez mais rápido e preciso.
Na última edição, trouxemos a importância das Pequenas e Médias Empresas (PME) na Economia e na geração de trabalho e renda. Mas, deixamos para tratar sobre o processo seletivo para as PME na matéria desta semana. Aproveite para conhecer como acontece e como poderia acontecer de forma mais técnica. As informações citadas valerão para as empresas entenderem as características do processo e para os candidatos se familiarizarem com as etapas que contém a seleção.

O processo seletivo responde as seguintes questões do empresário: como contratar o melhor profissional para a minha empresa? E se este candidato não tiver experiência, como vou saber que será um excelente profissional? E as questões do candidato não ficam de fora: essa empresa contribuirá com minha carreira profissional? Os valores que acredito são os mesmos praticados pela empresa?

A seleção consiste em analisar entre um grupo de candidatos, quem terá o melhor perfil profissional para desempenhar as ações com excelência e exatidão. O resultado final é ter um colaborador que dará conta de uma demanda latente na empresa. Por isso, essa missão não é fácil, embora os acertos na seleção produzem maiores índices de lucratividade para a empresa e coeficiente de felicidade para o candidato.

CONTINUA DEPOIS DO INFORMATIVO

As PME exigem um processo cada vez mais rápido e preciso. Características essas que vão na contramão de um processo responsável e assertivo. Embora, um bom profissional da área organizacional (ou de RH) consiga alinhar o meio termo e atender as duas medidas.

Um fator importante para os candidatos é entender que as PME, geralmente, possuem uma estrutura diferente das Empresas de Grande Porte, que geralmente aparecem na TV em forma de propaganda nos intervalos ou merchandising nos programas e novelas. Leia nossa coluna anterior e entenda um pouco mais. Nas PME, a começar pelo salário, não poderá ser ofereceecido quantias muito além daquelas permitidas em lei; a estrutura não será aquela estudada em cursos superiores e/ou técnicos; os investimentos e possibilidades de crescimento também serão limitados; e, por fim, mas não menos importante, o gestor (patrão, como será chamado) não possuirá conhecimento técnico, em sua grande maioria, porém terá bastante habilidade prática.

Um fator importante para as empresas é que, com a tecnologia da informação, os candidatos estão cada vez mais antenados, mais conscientes de seus direitos e deveres e mais alinhados com a função de sua ocupação. Há uma geração de empreendedores que aprenderam a lucrar com a quantidade de colaboradores ao invés de aprender a reter/fidelizar clientes e atrair novos. Um estudo profissiográfico financeiro é importante para estipular a rentabilidade do negócio, e quais funções devem existir na empresa; sendo um colaborador para cada função. Com esta medida, a cobrança pela excelência e resultados cada vez mais prósperos serão regulares no cotidiano empresarial.

Quando relacionamos os requisitos da vaga no recrutamento, é elencado os necessários e os desejáveis, em muitas vezes, por falta de candidatos que atendam os requisitos, é alocado aquele que preencheu a maioria. Esse fato se dá por dois motivos: 1. A PME precisa do colaborador com urgência, pois pode estar perdendo clientes; 2. A exigência não pode ser à luz da perfeição, ou seja, os requisitos não podem exigir candidatos que não hajam na região.

CONTINUA DEPOIS DO INFORMATIVO

O processo seletivo somente será fidedigno à empresa e ao candidato quando:

- oferecer etapas transparentes e com prazos: análise de currículo, entrevista fria, tele-entrevista e outras formas, testes psicotécnicos e/ou projetivos, apresentações e referências, entre outras etapas que podem compor o processo ou não;

- informar dados estatísticos à empresa;

- recrutar tecnicamente de acordo com a vaga condizente;

CONTINUA DEPOIS DO INFORMATIVO

- prestar devolutiva aos candidatos.

Aliado ao processo seletivo, várias são as ferramentas que podem ser aplicadas para garantir o sucesso do RH da empresa, gerando uma equipe mais estável e saudável, proporcionando um clima agradável, atendendo aos planejamentos tático e operacional da empresa e à luz da descrição do plano de funções.

Utilizar um profissional competente e valorizar esta etapa do cotidiano empresarial é garantir melhores resultados e, consequentemente, o crescimento da empresa.

 

CONTINUA DEPOIS DO INFORMATIVO

 


+ NOTÍCIAS

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: parceria@ururau.com.br
Logo
Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008 - 2016 Desenhado e programado por Jean Moraes

Poxa! Você usa bloqueadores de anúncios :(

Produzir matérias com qualidade demanda uma equipe competente e comprometida com o bom jornalismo. A publicidade é o único meio de viabilizar e manter nossos serviços ofertados gratuitamente aos nossos leitores. Colabore conosco adicionando o http://www.ururau.com.br como exceção de sites permitidos.

Clique aqui e saiba como adicionar o Ururau como site permitido!

Já fiz isso Fechar aviso