Pesquisa da Triwi, consultoria em marketing digital, mostra que 24% das empresas entrevistadas não têm mulheres negras no quadro de funcionários - cerca de 1 em cada 4. E quase 70% não contam com colaboradoras com alguma deficiência física.
Segundo o levantamento, 27,4% das empresas entrevistadas contam com mais de 51% do quadro de funcionários representado por mulheres e 53,2% das empresas contam com até 30%.
“Infelizmente, a pesquisa nos mostra que ainda existe um enorme abismo na cultura das empresas que precisa ser mudado. As mulheres ainda não têm a mesma oportunidade que os homens nem nenhum tipo de canal de denúncias de assédio”, diz Ricardo Martins, CEO e principal estrategista da Triwi.
Em relação ao percentual de mulheres negras, a pesquisa aponta que 46,8% das empresas entrevistadas contam com até 10% do quadro de funcionárias representado por mulheres negras, e apenas 3,2% contam com mais de 51% de funcionárias negras.
Outra questão abordada foi qual o percentual de mulheres que ocupam cargos de chefia. A pesquisa revelou que 27,4% das empresas entrevistadas não possuem mulheres em cargo de chefia e 32,3% das empresas contam com até 10% de mulheres no comando.
A pesquisa ainda mostra que em 48,4% das empresas entrevistadas as mulheres ganham menos que os homens. Apenas em 3,2% das empresas as mulheres ganham mais que os homens e em 19,4% das empresas as mulheres ganham igual aos homens.
Sobre mães no mercado de trabalho, o levantamento mostra que 35,5% das empresas possuem até 10% do quadro composto de funcionárias que são mães. Outros 32,3% possuem entre 11% e 30% delas. E em 9,7% não há empregadas que são mães.
A pesquisa apontou que o nível de escolaridade das mulheres nas empresas é alto - 79% contam com mulheres com nível superior ou pós graduação.
Para Tricia Martins, co-fundadora da Triwi, a pesquisa apontou que as mulheres ainda têm um longo caminho pela frente. "Ainda há empresas muito tradicionais, em que mulheres não são escolhidas para ocupar cargos de alto escalão, mesmo possuindo as qualificações necessárias", comenta.
Em relação à faixa etária, em 48,4% das empresas, a média de idade das mulheres é de 30 a 40 anos, em 27,4%, de até 30 anos, e em 17,7%, de 40 a 50 anos.
Ainda de acordo com o levantamento, apenas 9,7% das empresas possuem algum canal exclusivo para denúncias relativas a assédio sexual.
A pesquisa foi realizada entre os dias 4 e 17 de agosto com 2.542 empresas dos setores de serviços (53,2%), indústria (30,6%) e comércio (16,1%), das regiões Sudeste (45,2%), Centro-Oeste (14,5%), Sul (17,7%), Norte (11,3%) e Nordeste (11,3%) - 45,2% delas possuem mais de 500 funcionários e 27,4%, entre 2 e 50 empregados.
A 7ª edição do Festival Adora Campos está confirmada para acontecer no dia 4 de outubro, com apresentação da banda Morada e ministérios locais. O evento será na Praça do...
A Prefeitura de Campos, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Infraestrutura Rural, concluiu terça-feira (16) a limpeza do Canal do Ermo, próximo à Usina Santa Cruz. A ação,...
O motociclista apontado como responsável por um acidente grave na Avenida Presidente Kennedy, em Campos dos Goytacazes, na última terça-feira (16), se apresentou na manhã desta quinta-feira (18) à 134ª...
Equipes da 146ª DP, a bordo de seis viaturas da unidade, todas comandadas pelo delegado titular, Dr. Ronaldo Andrade Cavalcante, com apoio de três viaturas da 141ª DP (São Fidélis),...
A votação da chamada PEC da Blindagem evidenciou divisões importantes entre os parlamentares do Rio de Janeiro. Enquanto a maioria das siglas conservadoras e de centro-direita garantiu a aprovação da...
Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br