A Agência Nacional de Avião Civil (Anac) vai abrir um concurso público para o preenchimento de 70 vagas imediatas, além da formação de um cadastro de reserva. O cargo a ser preenchido será o de especialista em regulação de aviação civil, com salário de R$ 16.413,35 (40 horas semanais). Para concorrer, basta ter nível superior em qualquer área de formação. Confira aqui o edital completo, publicado no Diário Oficial da União desta sexta-feira.
A taxa de participação custa R$ 160. As inscrições podem ser feitas no site do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), das 10h do dia 13 de dezembro de 2023 até 4 de janeiro de 2024.
As oportunidades estão distribuídas em três áreas de atuação. Para uma parte das vagas (cargos da área 1), é preciso ter também licença emitida ou convalidada pela Anac de piloto comercial de avião, helicóptero, linha aérea de avião ou linha aérea de helicóptero; pelo menos uma habilitação de piloto vigente (válida) e Certificado Médico Aeronáutico (CMA) de 1ª Classe válido.
O processo seletivo será composto de provas objetivas (conhecimentos básicos e específicos) e prova discursiva (situação-problema sobre o gerenciamento de segurança operacional – safety), avaliação de títulos e curso de formação.
O curso de formação terá duração de até 160 horas de duração, divididas em aulas on-line e presenciais, a serem ministradas em Brasília (DF), provavelmente em agosto de 2024.
Do total de vagas, 5% serão destinadas a pessoas com deficiência e 20% reservadas a candidatos que se autodeclararem negros.
Os convocados serão lotados a critério da Anac, no Distrito Federal ou em São Paulo.
As provas objetivas e a prova discursiva terão a duração de cinco horas e serão aplicadas na data provável de 3 de março de 2024.
As atribuições do cargo de especialista em regulação de aviação civil envolvem atividades especializadas de regulação, inspeção, fiscalização e controle da aviação civil, dos serviços aéreos, dos serviços auxiliares, da infraestrutura aeroportuária civil e dos demais sistemas que compõem a infraestrutura aeronáutica, bem como a implementação de políticas e à realização de estudos e pesquisas respectivos a essas atividades.
Contratação
Os candidatos nomeados estarão subordinados ao Regime Jurídico Único dos Servidores Civis da União, das Autarquias e das Fundações Públicas Federais (Lei 8.112/1990).
Este é o primeiro concurso público da Anac em oito anos. O último, realizado em 2015, preencheu 150 vagas divididas nas carreiras de técnico em regulação, técnico administrativo, analista administrativo e especialista em regulação.
O Cais da Lapa vai receber no dia 28 de junho, a “Tardizinha Gospel”, evento anunciado na noite desta sexta-feira (9) pelo prefeito Wladimir Garotinho. Na programação, que será iniciada...
Uma residência localizada no distrito de Donana, em Campos, foi alvo de um assalto por cinco criminosos encapuzados e armados na noite deste sábado (10). Segundo informações da Polícia Militar do 8º...
A Polícia Civil da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) de Campos prendeu em flagrante neste sábado (10), um homem identificado como L.A.S.J., de 30 anos, por agressão física contra sua...
Um vídeo de apenas 20 segundos fez o padre Jefferson Merighetti virar a grande sensação da internet no dia seguinte à revelação do novo Papa, na última quinta-feira. Flagrado por...
O cantor Marrone, da dupla com Bruno, caiu no palco durante um show em Goiânia na noite do último sábado (10). O parceiro de dupla tranquilizou os fãs nas redes sociais e...
Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br