Quinta-feira, 05 de fevereiro de 2026
Brasil e Mundo

Campo de Marlim ainda tem seis plataformas da Petrobras para retirada na Bacia de Campos

Descomissionamento offshore segue em ritmo gradual no Norte Fluminense

Por Fabrício Freitas
05/02/2026 às 18h13

Campo de Marlim segue em descomissionamento com seis plataformas ainda fora de operação / Foto: Reprodução

O campo de Marlim, operado pela Petrobras na Bacia de Campos, ainda possui seis plataformas fora de operação que deverão ser removidas nos próximos anos dentro do maior programa de descomissionamento offshore em curso no Brasil.

Até o momento, apenas três das nove unidades previstas já deixaram a área. As plataformas semissubmersíveis P 26 e P 33 foram levadas para o Porto do Açu, no Norte Fluminense, enquanto o FSO P 32 foi desancorado em 2023 e destinado à reciclagem no Rio Grande do Sul.

Permanecem no campo as plataformas P 18, P 19 e P 20, além dos FPSOs P 35, P 37 e P 47. Parte dessas unidades poderá ter seus cascos reaproveitados em projetos de revitalização de outros campos da própria Petrobras, como Albacora, Barracuda Caratinga e Marlim Sul Leste.

A Petrobras informou que o cronograma de retirada segue os programas de descomissionamento submetidos à Agência Nacional do Petróleo e depende de fatores de mercado, recursos disponíveis e integração com outros projetos.

Atualmente, o campo de Marlim opera com dois novos FPSOs instalados em 2023, Anna Nery e Anita Garibaldi, dentro do plano de revitalização da produção.

No plano de negócios da companhia para o período de 2026 a 2030, estão previstos investimentos de aproximadamente 9,7 bilhões de dólares em descomissionamento, com a retirada de 18 plataformas, o abandono de 500 poços e a remoção de cerca de 1.800 quilômetros de linhas submarinas. Após 2031, outras 50 plataformas ainda deverão ser removidas.

Fonte: Por Fabricio Freitas

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2025 Desenvolvimento Jean Moraes