Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Dois batalhões amanhecem fechados no 2º dia de paralisação da PM no Ceará

20/02/2020 às 10h27 Redação

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
18º Batalhão da Polícia Militar, em Fortaleza, está fechado, com policiais amotinados. / Foto: Leábem Monteiro/SVM

Pelo menos dois batalhões da Polícia Militar em Fortaleza continuam fechados nesta quinta-feira (20/02), segundo dia seguido de paralisação de parte dos policiais militares no Ceará. Na quarta-feira (19), unidades foram atacadas por grupos de pessoas encapuzadas e mascaradas que levaram carros da polícia e furaram, rasgaram e esvaziaram pneus de veículos oficiais e particulares.

Até as 9h desta quinta-feira, estavam fechados o 18º Batalhão da Polícia Militar, no Bairro Antônio Bezerra; e o 17º Batalhão da PM, no Conjunto Ceará, ambos na capital.

Por causa da paralisação, equipes da Guarda Municipal e da Polícia Civil reforçam a segurança nas ruas de Fortaleza e de Juazeiro do Norte. Um policial militar foi preso nesta quinta-feira (20) após incendiar um veículo particular na cidade de Crato.

Além disso, tropas da Força Nacional embarcaram nesta quinta-feira (20), no hangar da Polícia Federal em Brasília, em direção ao Ceará. Parte dos agentes viajam em um avião que decolou por volta das 8h. A chegada está prevista para 10h45. A outra parte tem embarque marcado para as 15h.

Na segunda-feira (17), o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) determinou a ilegalidade de atos grevistas da categoria. Em 2017, uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) determinou que é inconstitucional o direito de greve de servidores públicos de órgãos de segurança e proibiu qualquer forma de paralisação nas carreiras policiais.

Cid Gomes baleado

Nesta quinta-feira (20), o senador licenciado Cid Gomes (PDT-CE) deixou a Unidade de Tratamento Intensiva (UTI) do Hospital do Coração, em Sobral. Ele teve alta para a enfermaria, onde permanecerá internado após ter sido baleado, nesta quarta-feira (19), em um motim de policiais. Quando foi atingido, Cid tentava furar um bloqueio feito no 3º Batalhão da Polícia Militar do município com uma retroescavadeira.

De acordo com o boletim divulgado pela instituição na manhã desta quinta-feira (20), o quadro de saúde de Cid "evoluiu sem intercorrência nas últimas horas, mantendo-se hemodinamicamente estável e com padrão respiratório normal".

Após o ocorrido com Cid na tarde de quarta-feira (19), a Secretaria da Segurança Pública do Ceará informou que equipes do Comando de Polícia de Choque (CPChoque) foram direcionadas ao 3º batalhão e que os agentes que estavam no local fugiram.

Nesta quinta-feira (20), o batalhão de Sobral funciona de forma parcial. A retroescavadeira usada por Cid permanece na frente do local e parte da equipe de policiais está nas ruas.

Fonte: G1

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes