Quarta-feira, 30 de abril de 2025

É #FAKE mensagem que promete devolver dinheiro a vítimas de fraude no INSS

26/04/2025 às 07h04 Redação

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
Governo alerta que órgão não está enviando e-mails nem mensagens de WhatsApp citando 'ressarcimento de acordos de mensalidades associativas'. / Foto: Ilustração

Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) estão recebendo e-mails e mensagens que prometem agilizar a devolução do dinheiro cobrado de forma indevida por associações e sindicatos nos últimos anos e oferecem um link para acessar o serviço. É #FAKE.

? O que dizem os e-mails e mensagens falsos?

Eles falam sobre "ressarcimento de descontos de mensalidades associativas" e oferecem um link de acesso para dar um golpe. Os criminosos passaram se aproveitaram da revelação de um esquema bilionário de fraudes no INSS, ocorrida após uma operação deflagrada em 23 de abril de 2025 pela Polícia Federal (PF) e pela Controladoria-Geral da União (CGU).

O esquema consistia em descontar valores irregulares de beneficiários, sem qualquer autorização, como se eles tivessem se tornado membros de associações e sindicatos de aposentados. Segundo as investigações, essas entidades ofereciam serviços como desconto em academias e planos de saúde, mas não tinham estrutura para tal. Dessa forma cobravam mensalidades irregulares, descontadas dos benefícios de aposentados e pensionistas. Os desvios ocorreram entre 2019 e 2024 e podem chegar a R$ 6,3 bilhões.

?? Por que se trata de golpe?Em 24 de abril de 2025, o governo anunciou a suspensão de todos os descontos mensais feitos por associações e sindicatos na folha de pagamento de aposentados e pensionistas, além do ressarcimento integral dos valores. A diretora de Orçamentos e Finanças e Logística do INSS afirmou que o instituto vai elaborar um plano para a devolução.

Em 25 de abril de 2025, o Ministério da Previdência publicou em seu site um texto com o título: "Golpistas estão abordando aposentados e pensionistas com a oferta de agilziar devolução de mensalidade descontada". O texto recomenda que aposentados a pensionistas a não acessem os links enviados nos e-mails e mensagens que aparecem nesses conteúdos.

O comunicado explica que os valores descontados no mês de abril ficarão retidos, conforme informado pela Controladoria Geral da União (CGU), e serão devolvidos na folha de maio – que vai de 26 de maio a 6 de junho.

O ressarcimento dos valores relativos a mensalidades não reconhecidas pelos beneficiários descontados antes de abril deste ano serão avaliados por um grupo da Advocacia Geral da União (AGU), que estudará a melhor forma de devolução.

Aposentados ou pensionistas que tenham dúvidas se houve desconto de mensalidade associativa no seu extrato de pagamentos (contracheque), devem ficar atentos ao que fazer — e como pedir o ressarcimento.

? Como verificar se ocorreu desconto?

Basta acessar, com login e senha, o Meu INSS (site ou aplicativo), clique em “Consultar Benefício” e, em seguida, em “Extrato de Pagamento”. Escolha o mês que deseja consultar. Da tabela, irá constar o possível valor do desconto, se houver.

?? Como pedir o ressarcimento?

A devolução dos valores é feita diretamente pela entidade. É preciso entrar em contato através do telefone 0800, que aparece ao lado do nome da entidade no seu contracheque.

  • Também é importante que seja registrada denúncia sobre descontos não autorizados de associações ou entidades no Portal do Consumidor (www.consumidor.gov.br/) e na Ouvidoria do INSS, através da Plataforma Fala BR (falabr.cgu.gov.br/web/home).
  • ? Como pedir a exclusão do desconto?

    Acesse o Meu INSS com login e senha.

    Na página inicial selecione Novo pedido.

    No campo de busca (onde tem a lupa) escreva Excluir mensalidade.

    Vão aparecer opções, selecione Excluir mensalidade de associação ou sindicato no benefício.

    Clique em Atualizar para conferir e atualizar seus dados, se necessário.

Após atualizar os dados, selecione Avançar.

Leia as instruções e escolha Avançar.

Informe os dados solicitados e clique em Avançar.

Anexe os documentos (se for necessário) e vá em Avançar.

Selecione a agência de relacionamento com o INSS e escolha Avançar.

Confira os dados informados no requerimento.

Clique em Declaro que li e concordo com as informações acima e clique em Avançar.

 

Fonte: G1

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes