Economista dá dicas de como usar o seu décimo terceiro salário

Facebook Whatsapp Twitter
Segunda-feira, 26 de outubro de 2020
Anuncie no Ururau | Contato
Logo

Brasil e Mundo

Economista dá dicas de como usar o seu décimo terceiro salário

Facebook Whatsapp Twitter

08/12/2019 às 12h17 João Paulo

Reprodução
Abono natalino deve ser pago até o dia 20 de dezembro para os funcionários

Compartilhe essa notícia!

Facebook Whatsapp Twitter

O fim de ano está se aproximando e os trabalhadores devem se planejar. Até o dia 20 de dezembro as empresas devem depositar o 13° salário para seus funcionários. A gratificação salarial é paga por lei no mês de dezembro de cada ano, para todo trabalhador que atua de carteira assinada.

Recebe o 13° todo trabalhador que tenha no mínimo 15 dias de trabalho no mês. São eles trabalhadores rurais, urbanos, avulsos, domésticos e até mesmo aposentados e pensionistas do Instituto Nacional de Seguro Social.

O Economista da Boa Vista, Flávio Calife deu algumas dicas da melhor forma de usar o abono natalino:

CONTINUA DEPOIS DO INFORMATIVO

 

Pagar dívidas

Se houver dívidas de cartão de crédito ou cheque especial, uma dica é priorizar o pagamento destas, uma vez que têm os juros mais altos do mercado.

 

CONTINUA DEPOIS DO INFORMATIVO

Pagar despesas extras à vista

No final de ano é comum o consumidor gastar com presentes de Natal, festas, roupas e viagens. O 13º salário pode ser reservado para pagar estas despesas à vista, evitando criar novas prestações, e assim começar o próximo ano endividado.

 

Fazer uma poupança

CONTINUA DEPOIS DO INFORMATIVO

O dinheiro do 13º salário pode ser o pontapé inicial para iniciar uma reserva financeira ou até mesmo ser um reforço dos investimentos que o consumidor já possui. Posteriormente, é preciso se planejar financeiramente e estipular um valor para guardar todos os meses. A reserva financeira pode ser útil em imprevistos, como perda de emprego, problemas de saúde, etc.

 

Ajudar nos pagamentos do próximo ano

Se o orçamento do consumidor está muito apertado, uma dica é cogitar a possibilidade de deixar este dinheiro como reserva para fechar as primeiras contas de 2020, como o material escolar dos filhos, o IPTU e o IPVA. Com o dinheiro guardado, a chance de conseguir negociar descontos é maior.

CONTINUA DEPOIS DO INFORMATIVO

 

Para começar um negócio

Se o consumidor pensa em empreender e até já sabe no que gostaria de investir para ter seu próprio negócio, o 13º salário pode ser usado como o investimento inicial para começar o empreendimento. Se o valor for insuficiente, pode ser guardado para acumular o montante necessário durante 2020.

 

CONTINUA DEPOIS DO INFORMATIVO

Para se presentear

Se o consumidor está com o orçamento equilibrado e já possui o hábito de poupar todos os meses, também pode se dar o direito de comprar um presente. Inclusive, este pode ser o momento ideal de realizar o sonho de consumo, mas é importante que haja planejamento.

A legislação determina o pagamento do 13° em duas parcelas. A primeira deve ser efetuada até o dia 30 de novembro e o segundo até o dia 20 de dezembro. O trabalhador pode optar também por receber a primeira parcela quando sair de férias, porém  deve solicitar ao empregador ainda no mês de janeiro.

Fonte: Redação

NOVIDADE!

Clique aqui e acesse o mais novo canal de Podcasts do Portal Ururau. Política, Economia, Esportes, Games, Inovação e muito mais você encontra no Ururau Podcast.

Estamos no Spotify, Apple Podcast, Google Podcast e Deezer. Assine já!



Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: parceria@ururau.com.br
Logo
Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008 - 2016 Desenhado e programado por Jean Moraes

Poxa! Você usa bloqueadores de anúncios :(

Produzir matérias com qualidade demanda uma equipe competente e comprometida com o bom jornalismo. A publicidade é o único meio de viabilizar e manter nossos serviços ofertados gratuitamente aos nossos leitores. Colabore conosco adicionando o https://www.ururau.com.br como exceção de sites permitidos.

Clique aqui e saiba como adicionar o Ururau como site permitido!

Já fiz isso Fechar aviso