Terça-feira, 16 de setembro de 2025

Fenômeno climático vai trazer chuva no final do mês de setembro

Fenômeno atmosférico deve romper o padrão de estiagem e trazer instabilidade no fim de setembro

16/09/2025 às 09h11 Redação

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
A Oscilação Madden-Julian (OMJ), fenômeno atmosférico que altera padrões de circulação de ar nos trópicos, deve romper a atual condição de tempo seco em boa parte do país e trazer chuvas para regiões que enfrentam estiagem há meses. / Foto: Ururau/Arquivo

Uma mudança climática significativa está a caminho do Brasil nos últimos dias de setembro. A Oscilação Madden-Julian (OMJ), fenômeno atmosférico que altera padrões de circulação de ar nos trópicos, deve romper a atual condição de tempo seco em boa parte do país e trazer chuvas para regiões que enfrentam estiagem há meses.

Segundo a MetSul Meteorologia, a chegada da fase ativa da OMJ vai favorecer movimentos ascendentes do ar, aumentando a instabilidade e abrindo espaço para a formação de nuvens de chuva. O fenômeno acontece justamente no período em que a temporada de furacões do Atlântico Norte atinge seu ponto mais propício à formação de ciclones tropicais, o que amplia os impactos também sobre o continente americano.

No Brasil, os efeitos serão sentidos principalmente no Centro-Oeste, Sudeste e Sul da Amazônia, áreas que costumam registrar forte estiagem entre julho e setembro. Cidades como Brasília, que não veem chuva há mais de 100 dias, podem finalmente registrar precipitações, ainda que de forma irregular e em pancadas isoladas.

A instabilidade também deve alcançar o Sul do país, onde já chove bastante nesta época do ano. A combinação entre umidade e circulação atmosférica favorecida pela OMJ pode resultar em acumulados expressivos, sobretudo no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, com possibilidade de temporais e até ciclones extratropicais.

Identificada nos anos 1970, a Oscilação Madden-Julian é um dos principais modos de variabilidade do clima tropical e influencia sistemas meteorológicos em diferentes partes do planeta. No Brasil, seu impacto costuma ser decisivo para a transição da estação seca para a chuvosa, funcionando como um “gatilho” para o retorno das precipitações.

Fonte: O Globo

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes