O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), explicou, nesta terça-feira (29/7), como o governo brasileiro tenta preparar uma ligação entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Donald Trump, dos Estados Unidos, para tratar da negociação sobre as tarifas impostas pelo norte-americano a produtos brasileiros.
O titular da Fazenda avaliou que os canais de diálogo estão abertos, mas que é necessária preparação prévia para uma conversa entre os dois chefes de Estado, para que não haja sentimento de “viralatismo”.
“É papel nosso, dos ministros, azeitar os canais para que a conversa, quando ocorrer, seja a mais edificante possível. Não seja uma coisa como aconteceu — vocês presenciaram várias conversas que não foram conversas respeitosas. Tem que ter uma preparação antes para que seja uma coisa respeitosa, para que os dois povos se sintam valorizados à mesa de negociação, não haja um sentimento de viralatismo, de subordinação. Preparar isso é respeito ao povo brasileiro, à soberania do povo”, disse o ministro, ao atender jornalistas quando chegada à sede da Pasta.
Haddad ressaltou que a data-limite para a vigência da tarifa de 50%, fixada em 1º de agosto, não é motivo de preocupação e que o governo busca agora resposta às cartas enviadas para negociar uma solução.
“Não estou muito fixado na data. Se nós ficarmos muito apreensivos com ela, nós podemos inibir que a conversa transcorra com mais liberdade, mais sinceridade entre os dois países”, pontuou.
Haddad também criticou Jair Bolsonaro (PL) ao afirmar que a relação do ex-presidente com os Estados Unidos era de “subserviência”.
“Bolsonaro tinha um estilo muito subserviente. Isso não está à altura do Brasil, foi o presidente mais subserviente da história do Brasil. Precisa virar um pouquinho a página da subserviência, e com muita humildade se colocar à mesa, mas respeitando os valores do nosso país”, destacou o ministro da Fazenda.
Plano de contingência
Em conversa com jornalistas, Haddad disse que o presidente Lula “manifestou muita tranquilidade” em relação ao plano de contingência apresentado nessa segunda-feira (28/7). A proposta prevê uma série de medidas para minimizar os impactos do tarifaço sobre setores afetados. Segundo o ministro, uma iniciativa de apoio à manutenção de empregos nos moldes do que ocorreu na pandemia é uma possibilidade, mas depende do aval do titular do Palácio do Planalto.
“Estamos muito confiantes de que preparamos um trabalho que vai permitir o Brasil superar esse momento que não foi criado por nós, um evento externo, mas o Brasil vai estar preparado para cuidar das suas empresas, dos seus trabalhadores e ao mesmo tempo se manter permanentemente em uma mesa de negociação, buscando racionalidade, respeito mútuo.”
O cantor MC Livinho sofreu um acidente de moto na tarde desta terça-feira (29), na cidade de São Paulo, enquanto se deslocava para um compromisso profissional. A informação foi confirmada pela GR6, produtora...
Uma aposta feita em São Sebastião do Paraíso, no Sul de Minas Gerais, conseguiu um feito inusitado no concurso 2802 da Lotomania, realizado nesta segunda-feira (dia 28). O sortudo apostador...
"Quem é esse?". Essa é a pergunta que muitos seguidores de Diogo Nogueira, de 44 anos, estão fazendo nas últimas publicações do artista. Acontece que o sambista, conhecido por seus...
O Flamengo anunciou na noite desta terça-feira a contratação de Samuel Lino. Adquirido do Atlético de Madrid por 22 milhões de euros fixos (cerca de R$ 143,6 milhões), mais dois...
A ex-campeã mundial de boxe Alejandra Oliveras, conhecida como “La Locomotora”, morreu aos 47 anos, quinze dias após sofrer um acidente vascular cerebral. Ela estava internada desde 14 de julho em...
Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br