Quarta-feira, 17 de setembro de 2025

Laudo de Bolsonaro aponta câncer, mas lesões foram retiradas

Bolsonaro recebeu alta no início da tarde desta quarta

17/09/2025 às 14h33 17/09/2025 às 14h50 Redação

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
ex-presidente precisará de acompanhamento periódico, mas não há, no momento, necessidade de novos procedimentos de saúde. / Foto: G1

O laudo médico do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), divulgado nesta quarta-feira (17), aponta um quadro de carcinoma — tipo comum de câncer de pele — nas lesões que foram retiradas durante procedimento cirúrgico no último domingo (14).

Bolsonaro recebeu alta no início da tarde desta quarta, após passar a noite internado por conta de um quadro de pressão alterada, vômitos e tontura.

O ex-presidente recebeu tratamento medicamento por via endovenosa e recebeu hidratação. Com isso, apresentou melhoras dos sintomas e da função renal, segundo o boletim médico. 

Após a liberação, um dos médicos que acompanha o ex-presidente, Claudio Birolini, concedeu uma coletiva de imprensa e explicou que o resultado aponta para um tipo de câncer.

Portanto, o ex-presidente precisará de acompanhamento periódico, mas não há, no momento, necessidade de novos procedimentos de saúde.

?Carcinoma é um tipo comum de câncer de pele, que se origina nas células escamosas, a camada mais externa da epiderme. Geralmente, é causado pela exposição prolongada ao sol.

?Conforme o laudo, o carcinoma foi localizado apenas na camada mais superficial da pele onde se originou e ainda não se espalhou para as camadas mais profundas ou para outras partes do corpo.

Apesar do resultado da biópsia, Bolsonaro não precisará passar por novos procedimentos cirúrgicos, mas deve ser avaliado periodicamente em função do quadro.

"O câncer de pele, a grosso modo, você tem três tipos de lesões, que é o carcinoma baso-celular, o carcinoma espino-celular, o carcinoma de células escamosas, que é o que ele tem, e o melanoma. O melanoma é o mais agressivo. O carcinoma baso-celular, geralmente, só tem crescimento local, mas é um câncer potencialmente grave, que pode dar metástase", explicou o médico Claudio Birolini.

O médico pondera que as lesões já foram retiradas, mas Bolsonaro terá de ser acompanhado periodicamente para avaliar o quadro.

Fonte: O Globo

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes