Quarta-feira, 21 de janeiro de 2026
Brasil e Mundo

MEIs excluídos do Simples Nacional têm até 31 de janeiro para regularizar pendências

Prazo define retorno ao Simei no ano calendário vigente

Por Fabrício Freitas
21/01/2026 às 15h55

Regularização deve ser feita nos sistemas da Receita Federal e do Simples / Foto: Divulgação

Microempreendedores individuais excluídos do Simples Nacional e desenquadrados do Simei têm até o dia 31 de janeiro para regularizar pendências e solicitar o retorno ao regime simplificado. O procedimento é essencial para que o empreendedor possa voltar a atuar formalmente como MEI no ano calendário vigente.

O primeiro passo é consultar a situação do CNPJ no Portal do Simples Nacional. Caso conste como não optante pelo Simples Nacional e não enquadrado no Simei, o empreendedor deve identificar os motivos da exclusão. Na maioria dos casos, o desenquadramento ocorre por débitos tributários ou outras pendências junto à Receita Federal, aos estados ou aos municípios.

Após identificar as irregularidades, é necessário regularizar a situação fiscal. Isso pode incluir o pagamento à vista ou o parcelamento de débitos em aberto. A verificação e a regularização devem ser realizadas no e-CAC da Receita Federal, com acesso por meio da conta Gov.br. Somente após a quitação ou parcelamento integral das pendências o empreendedor poderá avançar para a próxima etapa.

Concluída a regularização, o microempreendedor deve solicitar a opção pelo Simples Nacional no portal oficial do regime. Com a aprovação dessa solicitação, é necessário realizar em seguida o pedido de reenquadramento no Simei. As análises ocorrem de forma sequencial, sendo obrigatório o deferimento no Simples Nacional antes do enquadramento como MEI.

O Ministério do Empreendedorismo alerta que o acompanhamento do pedido deve ser feito diariamente nos sistemas oficiais. Durante a análise, podem surgir novas pendências que precisam ser resolvidas dentro do prazo legal. Caso o pedido não seja realizado até 31 de janeiro, o retorno ao Simples Nacional e ao Simei só poderá ser solicitado no próximo ano.

Fonte: Secom da Presidência da República

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2025 Desenvolvimento Jean Moraes