Sábado, 06 de setembro de 2025

Morre aos 91 anos o estilista italiano Giorgio Armani, ícone da moda

04/09/2025 às 11h54 Redação

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Designer fez look para o cinema e liderou um império / Foto: Julien de Rosa/ AFP

Morreu nesta quinta-feira, aos 91 anos, o estilista italiano Giorgio Armani. O designer ficou conhecido por sua moda minimalista, rigorosa e colaboração com o cinema.

Incentivado por seu companheiro, Sergio Galeotti, morto em 1985, o estilista fundou a Giorgio Armani em 24 de julho de 1975, dias após o seu 41º aniversário (ele nasceu em 11 de julho de 1934). Tarde para os padrões da indústria. Natural de Piacenza, no norte da Itália, Armani, filho de um contador, chegou a estudar Medicina (era fascinado por anatomia), mas não concluiu o curso. Passou pelo Exército e teve sua primeira experiência no métier como comprador na loja de departamentos La Rinascente, em Milão, Itália.

Na sequência, foi contratado para desenhar a linha masculina de Nino Cerruti e não parou mais. Em voo solo, estourou com uma ideia audaciosa: a desconstrução do terno. Armani revolucionou o guarda-roupa masculino.

O cinema teve papel-chave na escalada de Giorgio Armani. O filme “Gigolô americano”, de 1980, estrelado por Richard Gere vestindo a alfaiataria do estilista, é considerado um divisor de águas em sua trajetória.

— Eu diria que “Gigolô americano” foi um momento crucial na minha carreira. O longa marcou, de fato, a imagem coletiva dos anos 1980, transformando-se em um veículo da minha moda. Ajudou-me a ganhar notoriedade nos Estados Unidos, de onde uma grande quantidade de pedidos começou a vir.

Após o filme, Armani colaborou com outras 250 produções, como “Os intocáveis, de Brian de Palma, e “Beleza roubada”, de Bertolucci.

"É um trabalho extremamente interessante, feito entre a narrativa, e que sempre estimula a minha criatividade", contou Armani, um dos preferidos das estrelas no tapete vermelho.

Em 1981, o italiano lançou a Emporio Armani — um dos destaques da semana de moda de Milão. No ano seguinte, mais um feito: apareceu na capa da revista “Time”. Ele foi o primeiro estilista a conseguir a façanha depois de Christian Dior, em 1957. Ainda em 1982, Armani colocou no mercado sua linha de underwear. Aliás, as campanhas de roupas íntimas costumam fazer barulho. Pudera. David Beckham, Cristiano Ronaldo e Rafael Nadal posaram com as cuecas — e só com elas.

"Quando busco alguém para ser garoto-propaganda, não olho para um certo tipo físico, mas para atitude e personalidade", justificou.

Reservado, signore Armani (como é tratado por todos) não costumava ter a sua privacidade escancarada nos tabloides. As horas vagas — uma raridade — eram gastas com a família e os amigos, às vezes em seu barco. Nas viagens, era ciceroneado por uma comitiva. Segundo o jornal britânico "The Guardian", eram assessores, guarda-costas e executivos — ele não tinha filhos, mas estava sempre com a sobrinha Roberta.

Fonte: G1

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