Motoristas de aplicativos em todo o Brasil enfrentam exploração e jornadas de trabalho extensas. O cientista político e jornalista Leonardo Sakamoto alerta que muitos trabalhadores caíram no mito de serem empreendedores independentes, mas na prática recebem menos do que reivindicam e não têm direitos trabalhistas garantidos.
A obra de Sakamoto e Carlos Juliano Barros, lançada recentemente, mostra que a maior parte da renda fica com as plataformas e que os motoristas não recolhem tributos para aposentadoria ou proteção em caso de acidentes. Segundo os autores, a culpa pelo salário baixo e pelas longas jornadas não é da legislação, mas da estrutura das empresas e do Congresso Nacional.
O livro também destaca formas modernas de precarização, como contratações de pessoas físicas como empresas individuais, freelances fixos e o uso de tecnologias que nem sempre melhoram a vida dos trabalhadores. Sakamoto defende que a tecnologia pode ser aliada na mobilização e organização dos trabalhadores, garantindo negociações por preços mínimos das corridas e condições de trabalho justas.
O autor alerta ainda para a persistência do trabalho escravo contemporâneo no Brasil, que sobrevive ao avanço tecnológico, e reforça a importância de reivindicações e mobilizações por direitos. Apesar de existirem estruturas de proteção, como a Justiça do Trabalho e o Ministério Público do Trabalho, há forças que ainda atacam os direitos trabalhistas.
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