Sexta-feira, 28 de novembro de 2025

Motoristas de aplicativo caíram no conto do vigário diz Sakamoto

Trabalhadores sofrem exploração e buscam melhores condições

28/11/2025 às 10h47 Redação Ururau

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
Motoristas de aplicativos sofrem exploração e buscam melhores condições de trabalho / Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Motoristas de aplicativos em todo o Brasil enfrentam exploração e jornadas de trabalho extensas. O cientista político e jornalista Leonardo Sakamoto alerta que muitos trabalhadores caíram no mito de serem empreendedores independentes, mas na prática recebem menos do que reivindicam e não têm direitos trabalhistas garantidos.

A obra de Sakamoto e Carlos Juliano Barros, lançada recentemente, mostra que a maior parte da renda fica com as plataformas e que os motoristas não recolhem tributos para aposentadoria ou proteção em caso de acidentes. Segundo os autores, a culpa pelo salário baixo e pelas longas jornadas não é da legislação, mas da estrutura das empresas e do Congresso Nacional.

O livro também destaca formas modernas de precarização, como contratações de pessoas físicas como empresas individuais, freelances fixos e o uso de tecnologias que nem sempre melhoram a vida dos trabalhadores. Sakamoto defende que a tecnologia pode ser aliada na mobilização e organização dos trabalhadores, garantindo negociações por preços mínimos das corridas e condições de trabalho justas.

O autor alerta ainda para a persistência do trabalho escravo contemporâneo no Brasil, que sobrevive ao avanço tecnológico, e reforça a importância de reivindicações e mobilizações por direitos. Apesar de existirem estruturas de proteção, como a Justiça do Trabalho e o Ministério Público do Trabalho, há forças que ainda atacam os direitos trabalhistas.

Fonte: Agência Brasil

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes