A espera está quase no fim para os participantes da primeira edição da Prova Nacional Docente (PND). O gabarito preliminar do exame será divulgado na próxima terça-feira (28), no portal do Inep (www.gov.br/inep/pt-br). Na mesma data, o instituto também publicará o padrão de resposta da questão discursiva.
Realizada no último domingo (26 de outubro), a PND marcou o início do chamado CNU dos professores, reunindo 1.086.914 inscritos em todo o país. O exame é voltado a professores licenciados e estudantes concluintes de licenciatura que desejam participar de uma seleção unificada para concursos e processos públicos na área da educação.
Recurso contra o gabarito
Os candidatos que encontrarem alguma divergência nas respostas preliminares poderão entrar com recurso entre os dias 28 e 29 de outubro de 2025, diretamente pelo Sistema PND (https://pnd.inep.gov.br/pnd).
Após o período de análise, o gabarito oficial será divulgado junto aos resultados das provas, no dia 11 de novembro de 2025.
Estrutura da prova
As provas começaram às 13h30 e terminaram às 19h, com um formato que combinou questões objetivas e discursivas.
Os participantes responderam a:
30 questões de Formação Geral e uma questão discursiva;
50 questões de Conhecimentos Específicos, baseadas em situações-problema e estudos de caso.
Adesão nacional e áreas mais procuradas
A estreia da PND contou com a adesão de 22 estados e 1.508 municípios, incluindo 18 capitais.
Entre os estados com maior número de inscritos estão São Paulo (253.895), Minas Gerais (97.113) e Rio de Janeiro (72.230).
Entre as 17 áreas de licenciatura oferecidas, Pedagogia foi a mais procurada, com 560.576 participantes, seguida de Letras – Português (73.187) e Matemática (72.530).
Como será calculada a nota
O Inep informou que a nota final da PND será calculada com base na Teoria de Resposta ao Item (TRI) — a mesma metodologia utilizada no Enem.
Os detalhes da metodologia de cálculo da proficiência serão apresentados em uma nota técnica específica, a ser publicada posteriormente no portal do instituto.
Uso da nota em seleções públicas
A pontuação obtida na PND poderá ser adotada por estados e municípios como etapa única ou complementar em concursos e seleções públicas para professores.
Com isso, cada rede de ensino poderá escolher se usará somente a nota da PND ou se aplicará outras etapas complementares.
Podem participar da PND estudantes concluintes de licenciatura inscritos no Enade 2025 e professores licenciados que desejam utilizar a nota para ingresso em futuras seleções.
Todas as informações e atualizações sobre o exame estão disponíveis no site do Inep/PND.
Um funcionário de uma empresa de cereais foi preso na noite de sábado (25) após confessar ter furtado uma carga de produtos avaliada em mais de R$ 100 mil, em Campos....
O Goytacaz foi derrotado pelo Serra Macaense por 1 a 0 na tarde deste domingo (27), em partida válida pela sexta rodada da Série B2 do Campeonato Carioca. O confronto...
A espera está quase no fim para os participantes da primeira edição da Prova Nacional Docente (PND). O gabarito preliminar do exame será divulgado na próxima terça-feira (28), no portal do...
O Ministério da Previdência Social inicia nesta segunda-feira (27) o pagamento dos benefícios de outubro de 2025 para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Os segurados que...
O nome dele não é à toa: Van Gogh. O coelho nascido sem orelhas foi batizado em referência a um trágico episódio envolvendo o famoso pintor holandês. Num acesso de...
Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br
