Sábado, 08 de novembro de 2025

STF forma unanimidade contra Bolsonaro e mantém condenação a 27 anos de prisão

STF mantém condenação e prisão de Bolsonaro se aproxima

07/11/2025 às 19h32 Redação Ururau

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
Primeira Turma rejeita recursos e mantém pena de 27 anos a Bolsonaro / Foto: Gustavo Moreno/STF

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal formou unanimidade nesta sexta-feira 7 para rejeitar os recursos apresentados pela defesa de Jair Bolsonaro. O ex-presidente havia sido condenado em setembro a 27 anos e três meses de prisão por liderar a tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022.

O julgamento dos embargos de declaração, última tentativa da defesa para apontar supostos erros ou omissões, foi decidido por 4 votos a 0. Alexandre de Moraes, relator do caso, classificou os recursos como mero inconformismo diante da condenação. Cármen Lúcia, Flávio Dino e Cristiano Zanin acompanharam integralmente o voto.

Apesar da unanimidade, a prisão ainda não será imediata. O julgamento acontece no plenário virtual e será concluído oficialmente na sexta-feira da próxima semana. Até lá, os ministros podem eventualmente revisar os votos.

A defesa de Bolsonaro deve insistir em novos recursos, como embargos infringentes, mas esses só seriam aceitos se houvesse ao menos dois votos pela absolvição, o que não ocorreu. Moraes pode considerar novas tentativas apenas protelatórias e decretar o trânsito em julgado — etapa que autoriza a execução da pena.

Com isso, Bolsonaro ficaria sujeito a iniciar o cumprimento da pena em regime fechado, possivelmente no presídio da Papuda, em Brasília, ou em sala especial da Polícia Federal. O ex-presidente já cumpre prisão cautelar em outro processo, mas a pena definitiva ainda depende da formalização do fim dos recursos.

Também tiveram recursos negados os ex-ministros Walter Braga Netto, Anderson Torres, Augusto Heleno, Paulo Sérgio Nogueira, Almir Garnier e Alexandre Ramagem. O único a não recorrer foi Mauro Cid, que firmou delação premiada e já cumpre pena em regime aberto.

Com a decisão da Primeira Turma, Bolsonaro fica mais próximo de uma prisão definitiva — e o desfecho do caso agora depende apenas da formalização do trânsito em julgado pelo ministro Alexandre de Moraes.

Fonte: Redação

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes