Alguns setores brasileiros conseguiram escapar da tarifa de 50% imposta pelos Estados Unidos, enquanto outros foram diretamente atingidos pela medida.
O decreto assinado nesta quarta-feira (30) pelo presidente Donald Trump elevou em 40 pontos percentuais a alíquota sobre produtos brasileiros, mas também trouxe uma lista de 700 exceções que beneficiam segmentos estratégicos como o aeronáutico, o energético e parte do agronegócio.
Já setores como o de café, carne bovina e frutas devem sentir o impacto com força.
A nova tarifa entra em vigor no dia 6 de agosto e pode afetar diretamente a balança comercial brasileira, já que os EUA são o segundo principal destino das exportações do país, atrás apenas da China.
Alguns dos principais produtos brasileiros conseguiram escapar da nova tarifa são:
Apesar da lista de exceções, a maior parte dos produtos brasileiros será atingida pela nova tarifa.
Entre os afetados estão justamente alguns dos itens mais exportados, como:
A decisão da taxação foi tomada pelo presidente Donald Trump, que assinou uma ordem executiva e declarou uma nova emergência nacional para justificar a medida.
O governo americano afirma que o Brasil adotou ações recentes que representam uma ameaça à segurança nacional, à economia e à política externa dos Estados Unidos. Por isso, decidiu aumentar em 40 pontos percentuais a tarifa que já existia, totalizando agora 50%.
A ordem executiva americana também traz duras críticas ao governo brasileiro. Segundo o texto, o Brasil estaria promovendo perseguição política contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e seus apoiadores, além de adotar práticas que violam direitos humanos e enfraquecem a democracia.
O documento cita diretamente o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), acusando-o de emitir ordens secretas para obrigar empresas americanas a censurar discursos políticos, entregar dados de usuários e alterar suas políticas internas sob ameaça de sanções.
Um dos casos mencionados é o de Paulo Figueiredo, que reside nos Estados Unidos e estaria sendo processado criminalmente no Brasil por declarações feitas em solo americano.
Além da tarifa, o presidente Trump determinou, no último dia 18 de julho, o cancelamento dos vistos de Alexandre de Moraes, de seus aliados no STF e de seus familiares.
Na tarde de quinta-feira (31/07), durante fiscalização na BR-356, no município de Itaperuna, Noroeste Fluminense, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) localizou e prendeu um homem com mandado de prisão em...
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) realiza, nesta sexta-feira (1º), a partir das 12h, a sessão extraordinária de abertura do segundo semestre forense de 2025, com a retomada das sessões administrativas...
Ninguém acertou as seis dezenas da Mega-Sena sorteada nesta quinta-feira (31), em São Paulo. O concurso 2.895 teve os seguintes números sorteados: 09 - 11 - 44 - 51 - 52 - 56. Com...
Kirsty Carless, de 33 anos, foi condenada nesta semana à prisão perpétua por ter matado o ex-namorado Louis Price, que tinha 31 anos e seis filhos, no dia de Natal...
Na tarde desta quinta-feira (31), uma ação integrada entre a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Polícia Federal (PF) resultou na apreensão de aproximadamente 51 quilos de substância análoga à...
Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br