Quinta-feira, 31 de julho de 2025

Terremoto de magnitude 8,8 provoca tsunami em Rússia, Japão e Havaí

Países do Pacífico estão sob alerta

30/07/2025 às 09h02 30/07/2025 às 09h03 Igor Azeredo

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
Países do Pacífico estão sob alerta / Foto: Kamchatka of Geophysical Survey/Anadolu via Getty Images

Um forte terremoto de magnitude 8,8 provocou uma série de alertas de tsunami e ordens de evacuação que se estendem pelo Japão, pela costa oeste dos Estados Unidos e por partes do Pacífico, após o tremor atingir a região próxima à Península de Kamchatka, na Rússia, nesta quarta-feira. Este é o tremor mais forte registrando no mundo em 14 anos.

O terremoto, um dos mais fortes já registrados, ocorreu a uma profundidade de 19,3 km e teve seu epicentro a 126 km a sudeste de Petropavlovsk-Kamchatsky, uma cidade localizada na Baía de Avacha, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS).

Um tsunami com altura entre 3 e 4 metros foi registrado em partes de Kamchatka, informou Sergei Lebedev, ministro regional para situações de emergência, acrescentando que há vários feridos.

“Infelizmente, há pessoas feridas durante o evento sísmico. Algumas se machucaram enquanto corriam para fora, e um paciente pulou de uma janela. Uma mulher também ficou ferida dentro do novo terminal do aeroporto”, disse Oleg Melnikov, ministro regional da saúde, à agência estatal russa TASS.

Autoridades da região de Sakhalin, no Extremo Oriente da Rússia, declararam estado de emergência no norte das Ilhas Curilas, onde ondas danificaram prédios e causaram inundações.

"Foi declarado estado de emergência no Distrito de Curilas do Norte, onde um terremoto e um tsunami ocorreram hoje", informou o governo regional de Sakhalin em um comunicado.

Ondas chegam a EUA e Havaí

Por volta de 3h da madrugada (horário de Brasília), as primeiras ondas de tsunami atingiram o Alasca, chegando ao Havaí poucos minutos depois, rumando para o litoral oeste dos EUA, de acordo com dados da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica.

No Havaí, os níveis de água subiram, com ondas de cerca de 1 metro em Haleiwa, na costa norte da ilha de Oahu; e 1,5 metro em Kahului, na costa centro-norte da ilha de Maui, de acordo com os dados.

 

Fonte: Extra

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes