Sábado, 08 de novembro de 2025

Tornado arrasa cidade no Paraná e deixa cinco mortos e mais de 130 feridos

Fenômeno destruiu 80% de Rio Bonito do Iguaçu e causou colapso nos serviços locais

08/11/2025 às 01h30 08/11/2025 às 01h58 Redação Ururau

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
Tornado devastador atinge Rio Bonito do Iguaçu e deixa mortos e feridos / Foto: Reprodução/Redes Sociais

Um tornado devastou o município de Rio Bonito do Iguaçu, no interior do Paraná, na tarde desta sexta-feira 7, provocando destruição em larga escala e deixando cinco mortos e ao menos 130 feridos, segundo a Defesa Civil estadual. As rajadas de vento, que podem ter ultrapassado os 250 km/h em alguns pontos, derrubaram construções inteiras e deixaram a cidade praticamente em ruínas.

De acordo com o prefeito Sezar Augusto Bovino, cerca de 80% do município foi destruído. Casas, comércios e prédios públicos foram completamente arrasados. O prefeito relatou que veículos foram lançados a dezenas de metros e muitas pessoas ficaram presas sob escombros. Hospitais da região entraram em colapso diante do alto número de feridos, sendo necessário o envio de equipes de emergência de Laranjeiras do Sul e cidades vizinhas.

Equipes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e voluntários trabalham durante a madrugada em busca de desaparecidos. Pelo menos 30 feridos estão em estado grave. O governo do Paraná afirmou que está totalmente mobilizado, com forças de segurança em alerta máximo, e emitiu novos avisos para tempestades severas e ventos acima de 100 km/h em várias regiões do estado.

O tornado foi classificado preliminarmente pelo Simepar como de categoria F2, com ventos entre 180 e 250 km/h, mas meteorologistas avaliam que a intensidade pode ter chegado a F3. O fenômeno foi gerado por uma frente fria associada a um ciclone extratropical que atua sobre o Sul do Brasil, e há risco de novas tempestades nas próximas horas.

O governador Ratinho Jr. afirmou nas redes sociais que o estado está em atenção permanente e prestará todo apoio à população de Rio Bonito do Iguaçu. O ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, também entrou em contato com a prefeitura local para coordenar ações de socorro.

Segundo o MetSul, o tornado se formou sob condições atmosféricas excepcionais e avançou rapidamente, deixando um rastro de destruição em poucos minutos. Moradores relatam que o céu escureceu de forma repentina e que a força do vento arrancou árvores, telhados e postes.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mantém alerta laranja para todo o Paraná, com previsão de chuvas fortes, queda de granizo e ventos intensos de até 100 km/h até o domingo. As autoridades pedem que os moradores evitem áreas abertas, fiquem longe de estruturas metálicas e mantenham atenção a alertas da Defesa Civil.

Veja o vídeo no Instagram @ururaunoticias e deixe sua opinião nos comentários. Compartilhe e apoie o jornalismo local!

Fonte: Redação

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes