Uma paralisação de trabalhadores foi registrada na manhã deste domingo (14) a bordo da plataforma P-74, no campo de Búzios, na Bacia de Santos. O movimento ocorreu após denúncias de más condições na alimentação servida no flootel UMTJ, que dá suporte às equipes na unidade.
Imagens que circulam nas redes sociais mostram insetos andando sobre a comida oferecida aos trabalhadores. Além disso, registros também revelam banheiros quebrados e em condições precárias de higiene, aumentando ainda mais a revolta da tripulação e a pressão por melhorias imediatas.
Nos vídeos, é possível ouvir trabalhadores afirmando: “Paramos tudo. Olha o que veio na quentinha dele. Como é que come? Aí fica complicado, hein?” O áudio foi preservado para proteger a identidade dos trabalhadores.
A mobilização gerou impacto imediato no funcionamento da plataforma, uma das mais importantes da Bacia de Santos, e acendeu um alerta sobre a necessidade de fiscalização rigorosa nas condições de alimentação e infraestrutura de apoio aos trabalhadores offshore.
As imagens da paralisação foram registradas com exclusividade pelo influenciador Léo Marques Oficial (@leonardo.junio.marques25).
O vídeo completo da paralisação, publicado com legendas e sem áudio, está disponível no Instagram do Ururau Notícias (@ururaunoticias), mostrando detalhadamente a situação que motivou a greve.
Enviado pelos trabalhadores, o Modo Accommodation Full revela ainda mais problemas estruturais na plataforma. O ponto de lanche foi montado no Piso Gradeado de BB, próximo ao Fumódromo, e a equipe possui apenas 15 minutos de lanche pela manhã, 1 hora de almoço e 15 minutos de lanche à tarde.
O sistema prevê três turmas de almoço:
Turma A: 15 pessoas – 11:00 às 11:30
Turma B: 60 pessoas – 12:30 às 13:00
Turma C: 60 pessoas – 13:00 às 13:30
Segundo os trabalhadores, o descanso está sendo feito em pé, ou sentado quando há cadeiras disponíveis, ou até mesmo no chão, e qualquer necessidade de banho antes do horário de almoço depende de negociação com o encarregado e utilização do vestiário da P-74, no primeiro piso do casario.
Esses relatos reforçam a denúncia de condições precárias de alimentação, higiene e infraestrutura, justificando a paralisação e o alerta da tripulação para possíveis riscos à saúde e segurança no trabalho.
A partir desta segunda-feira (15), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) começará um novo atendimento para cirurgias gerais, parte do Mutirão de Cirurgias, visando reduzir filas para procedimentos como vesícula,...
Após ter suspendido as sessões plenárias na semana passada, em meio ao julgamento que condenou o ex-presidente Jair Bolsonaro por golpe de Estado, o Supremo Tribunal Federal (STF) tem como...
O Vestibular Cederj 2026.1 abriu o período para os candidatos que desejam solicitar a isenção do pagamento da taxa de inscrição e fazer a pré-inscrição no sistema de cotas, ação afirmativa e reserva de...
Servidores públicos municipais que têm direito ao abono salarial (PIS/Pasep) referente ao ano-base de 2023 e que ainda não receberam o benefício poderão consultar o processamento a partir do dia...
Um dos líderes do movimento de trabalhadores da plataforma P-74 topou falar com exclusividade ao Ururau, em condição de anonimato, sobre os desdobramentos da paralisação que reivindica melhorias nas condições...
Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br