A Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) publicou, nesta segunda-feira (5), o edital de chamamento público para seleção de professores alfabetizadores populares no âmbito do Programa Brasil Alfabetizado (PBA) 2025. O edital foi publicado AQUI, no Diário Oficial do Município. A medida acontece na perspectiva do Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e Qualificação na Educação de Jovens e Adultos, do Ministério da Educação. A ação é desenvolvida em Campos pela Coordenação da Educação de Jovens e Adultos (EJA), do Departamento Pedagógico da Seduct.
As inscrições deverão ser feitas de forma presencial desta segunda (5) até quarta-feira (7), com entrega da documentação na sala da Diretoria Pedagógica, das 9h às 17h, segundo o secretário de Educação, Marcelo Feres. O edital está disponível também no Portal do Programa de Aprendizagem Eficiente (PAE), onde os candidatos poderão ter acesso à ficha de inscrição, cronograma e pré-requisitos.
“O Programa atenderá estudantes não inseridos no sistema formal de ensino e serão criadas turmas de alfabetização nas zonas rurais e/ou urbanas. A publicação do resultado da primeira etapa, com avaliação curricular, e convocação para segunda etapa (entrevista) acontecerá no dia 8 de maio”, afirmou o secretário.
De acordo com a coordenadora da EJA, Greice Souza, serão selecionados sete professores, em regime de voluntariado. As vagas visam atender às localidades de Macaco/Quilombo da Fea (Dores de Macabu); Rio Preto (Morangaba), Acampamento Cícero Guedes (Cambahyba); Assentamento Antônio de Farias (Ibitióca); Ponta da Palha (Morangaba); Santa Bárbara (Santo Eduardo) e Zumbi IV e V (Travessão).
“Entre as atribuições dos professores estão: desenvolver, com o auxílio do gestor local, ações de acompanhamento e registro da frequência dos alfabetizandos; participar da formação continuada; desenvolver, juntamente com gestor local, o plano pedagógico das aulas de modo a assegurar o desenvolvimento dos alfabetizandos; orientar e acompanhar as produções mensais dos alfabetizandos; registrar as produções dos alfabetizandos, por meio de portfólios, relatórios de sala de aula e acompanhamento das atividades programadas; avaliar continuamente as habilidades e conhecimentos dos alfabetizandos durante o período do Programa; realizar planejamentos individuais e coletivos; acompanhar a aplicação das avaliações dos alfabetizandos; elaborar relatório das atividades planejadas e desenvolvidas durante o mês; entre outras”, adiantou Greice.
A diretora jurídica da Seduct, Manuela Freitas, acrescentou que o processo de seleção dos alfabetizadores será realizado por uma comissão constituída por profissionais designados pela Secretaria de Educação.
“Serão duas etapas, cada uma avaliada mediante escala de 0 a 10. Na etapa 1, será feita a análise do currículo do candidato observando as devidas comprovações/certificados, com vistas a conhecer a formação acadêmica e a experiência profissional do candidato. Nesta etapa, os candidatos interessados devem atender aos seguintes requisitos: ser maior de 18 anos; possuir licenciatura concluída ou em andamento. Na ausência, será aceita formação em magistério ou ensino médio com experiência em alfabetização e disponibilidade de 20 horas semanais para as atividades do programa. E etapa 2: entrevista com o candidato para conhecer seu perfil e potencial profissional, bem como a expertise em alfabetização”, explicou a assessora.
CONFIRA O CRONOGRAMA
05/05/2025 -Publicação do Edital de Chamada Pública para seleção de professores alfabetizadores populares no âmbito do Programa Brasil alfabetizado – PBA-2025
05/05/2025 a 07/05/2025 – Período de inscrições presenciais com entrega da documentação na sala da Diretoria Pedagógica da SEDUCT com a equipe da Coordenação da EJA no horário de 9h às 17h
08/05/2025 – Publicação do resultado da primeira etapa (Avaliação Curricular) e convocação para segunda etapa (Entrevista)
09/05/2025 – Realização da segunda etapa – entrevista – 9h às 17h
12/05/2025 – Divulgação do resultado da pontuação na entrevista e divulgação do resultado final preliminar
13/05/2025 – Interposição de recurso do resultado final preliminar – presencialmente na sala da Diretoria Pedagógica da SEDUCT com a equipe da Coordenação da EJA, de 9h às 17h
14/05/2025 – Divulgação do resultado na análise recursal
Divulgação do resultado final da Seleção Pública e do Termo de homologação do resultado
Divulgação do edital de convocação dos aprovados na seleção pública
15/05/2025 – Assinatura do Termo de Compromisso do Alfabetizador popular
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