Sexta-feira, 05 de setembro de 2025

Ação civil pública de Quissamã levanta suspeita da União Norte em outros municípios

Documentos revelam ligações da União Norte em contratos do lixo

05/09/2025 às 11h20 05/09/2025 às 11h33 Redação Ururau

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
Ação civil pública amplia foco sobre contratos do lixo / Foto: Reprodução

A licitação do lixo na cidade de Quissamã ganhou um novo capítulo na última semana com a distribuição da ação civil pública n.º 0800886-29-2025.8.19.0084 . Como se não bastassem os argumentos do Ministério Público a respeito de eventuais sobrepreços, o caso de Quissamã ganha um contorno mais complicado, vez que o conselheiro do Tribunal de Contas que aprovou a licitação foi o Domingos Brazão. Ao que parece, Brazão também foi o relator dos processos do lixo na cidade de São João da Barra ao longo das últimas duas décadas.

A operação da empresa União Norte nesses contratos tem alguns contornos interessantes. O primeiro deles é que, ainda no ano de 2012, a União Norte, de forma estranha, nomeou o diretor administrativo senhor Sandro Peixoto Failage. Sandro procurou o cartório do 18º Ofício de Notas na cidade do Rio de Janeiro e outorgou uma procuração ad negotium aos empresários Hugo Aquino Filho, Hugo Aquino Neto, Hélio Pessanha Delbons, Marcos Andrade Barbosa Silva, Alexandre Wyatt e Carlos Alberto Soares Pimenta.

De fato, a empresa já naquela época era operada pela família Aquino por interposta pessoa. Os números e valores escandalosos dos contratos de lixo do município de São Joãlo da Barra ao longo desses anos foram matéria em todos os jornais locais e redes de televisão, mas, naquele período, vigorava a blindagem dos apadrinhados de Sérgio Cabral, o que não parece ser diferente hoje.

O certo é que essa procuração deixa em dúvida, por exemplo, se os outorgados não deveriam constar no polo passivo das ações civis públicas propostas em atos administrativos da época. Se na época eles eram procuradores da União Norte, nada mais justo do que a propositura da ação civil pública também contra eles.

Com relação aos contratos do lixo de Quissamã e São João da Barra, voltaremos ao assunto em breve, porque o manancial de documentos a serem revelados é assustador, bem como a blindagem que a empresa teve durante todo esse tempo.

Abaixo, disponibilizamos a íntegra da procuração registrada no 18º Ofício de Notas do Rio de Janeiro em 2012, na qual o então diretor administrativo da União Norte, Sandro Peixoto Failage, concede poderes aos empresários citados na matéria.

 

 

 

 

Fonte: Redação

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes