Terça-feira, 18 de fevereiro de 2025

ACIC vai buscar apoio para manter linhas aéreas comerciais em Campos

Intenção da entidade é encaminhar ofício às autoridades competentes para manter os voos para SP e ampliar para o Rio de Janeiro

20/01/2025 às 15h36 20/01/2025 às 15h49 Girlane Rodrigues

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
Intenção da entidade é encaminhar ofício às autoridades competentes para manter os voos para SP e ampliar para o Rio de Janeiro

O presidente da Associação Comercial e Industrial de Campos (ACIC), Maurício Cabral, lamentou a suspensão dos voos aéreos de Campos dos Goytacazes X Campinas a partir do dia 10 de março confirmada pela Azul Linhas Aéreas. " Precisamos ampliar o número de voos em Campos dos Goytacazes  que é  a maior cidade do Norte Fluminense, além de ser base para outros municípios na região. A ACIC  estará buscando apoio de outras entidades para encaminhar ofício às autoridades competentes  para manter os voos para Campina - SP e até ampliar para o Rio de Janeiro e outras cidades.

Defendemos maior número de voos para a cidade, considerando o fortalecimento do Porto do Açu situado aproximadamente a 50 km do centro de Campos e que vem atraindo investidores para a região. Cabral destacou que, a atual empresa aérea que atua no Aeroporto Bartolomeu Lisandro, em Campos por exemplo, não oferece voos para o Rio de Janeiro, restando a população, empresários e investidores a percorrer, de carro ou outros meios rodoviários, os 300km de distância pela BR-101 até a capital. Além de levar 4 horas, se não houver congestionamento.

O presidente da ACIC-Campos acrescentou ainda que a demanda por voos é tão favorável a região, que recebeu informações sobre a construção de pista particular na divisa de Campos X São João da Barra, município vizinho onde está instalado o Porto do Açu.

A Infra Operações Aeroportuárias, concessionária que administra o Aeroporto Bartolomeu Lisandro, lamentou a decisão e afirmou ter sido unilateral da Azul Linhas Aéreas de suspender a rota diária comercial de Campos para Campinas. "Com isso, a companhia suspende as atividades no terminal de Campos dos Goytacazes, assim como fez em diversas outras localidades do país nas últimas semanas. O último voo da Azul saindo da cidade está previsto para acontecer no dia 9 de março. A Infra está se reunindo a autoridades locais e estaduais para tentar reverter a decisão da Azul, que pode ter grande impacto na economia de Campos. A concessionária reforça que o Bartolomeu Lisandro tem toda infraestrutura para receber novos voos e que irá fazer todos os esforços para trazer outras rotas para o terminal".

A Azul se posicionou por meio de nota e alegou aumento nos custos operacionais da aviação, entre outros motivos.

"A Azul informa que está sempre avaliando as possibilidades e necessidades de mercado e, consequentemente, mudanças fazem parte do planejamento operacional. Como empresa competitiva, a companhia reavalia constantemente as operações em suas bases, como parte de um processo normal de ajuste de capacidade à demanda.   

Sendo assim, a companhia anuncia que irá suspender as operações na cidade de Campos dos Goytacazes (RJ), a partir do dia 10 de março devido a uma série de fatores que vão desde o aumento nos custos operacionais da aviação, impactados pela crise global na cadeia de suprimentos e a alta do dólar, somadas às questões de disponibilidade de frota e de ajustes de oferta e demanda.     

Importante ressaltar que os Clientes impactados receberão a assistência necessária, conforme prevê a resolução 400 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).     

A Azul reforça, ainda, que mesmo diante da suspensão, segue operando no Estado do Rio de Janeiro com voos regulares em Santos Dumont (RJ), Galeão (RJ), Jacarepaguá (RJ), de onde os Clientes poderão se conectar com sete destinos em voos diretos", finaliza a nota.

Fonte: Ascom

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes