O Aeroporto Bartolomeu Lisandro e o Heliporto Farol de São Tomé, administrados pela Infra Operações Aeroportuárias (INFRA), passaram a operar com 100% de energia elétrica proveniente de fontes renováveis, como hidrelétrica, eólica, biomassa e biogás. O avanço foi reconhecido por dois instrumentos complementares: o Selo Verde, concedido pela Liven Energia, e um certificado emitido pela CEMIG, que atesta o uso de energia limpa com rastreabilidade e comprovação da origem renovável do fornecimento contratado.
A entrega simbólica dos reconhecimentos aconteceu na tarde desta quinta-feira (22), no Aeroporto Bartolomeu Lisandro, em Campos dos Goytacazes, interior do estado do Rio de Janeiro, com a presença das equipes técnicas da Infra e das empresas envolvidas no processo de gestão energética.
“É um marco para o Heliporto Farol de São Tomé. Além de atender com excelência às operações offshore, agora também nos destacamos como referência em gestão ambiental. O uso exclusivo de energia renovável reforça nosso compromisso com o futuro e com uma operação responsável e moderna. Mostramos que é possível evoluir com coerência entre discurso e prática. Estamos implementando mudanças reais”, destacou o superintendente do heliporto, Rosimar Tavares.
A conquista foi viabilizada por meio da migração das unidades para o Ambiente de Contratação Livre (ACL). Desde março de 2024, o heliporto passou a operar integralmente com energia renovável. O aeroporto concluiu sua transição em junho do mesmo ano. Todo o processo foi conduzido com o apoio técnico da consultoria Liven Energia, responsável pela estruturação contratual, regulação e monitoramento do desempenho energético.
De acordo com o superintendente do Aeroporto Bartolomeu Lisandro, Samuel Ferraz, esse reconhecimento é de grande valia para a unidade.
“A adesão à energia renovável consolida o Aeroporto Bartolomeu Lisandro como uma infraestrutura logística moderna, eficiente e alinhada às melhores práticas de sustentabilidade. Esse reconhecimento fortalece nosso compromisso com a excelência operacional e a preservação ambiental”, afirmou Ferraz.
A empresa responsável pela consultoria e estruturação técnica do processo também celebrou o avanço. Para o coordenador de relacionamento ao cliente, Bernardo Caffaro, é um reconhecimento que vai além da operação técnica.
“Receber o Selo Verde é uma mensagem clara de que o Aeroporto Bartolomeu Lisandro valoriza a preservação ambiental e está comprometido com um modelo de desenvolvimento sustentável. É uma conquista que gera orgulho para a população local, que passa a contar com uma infraestrutura moderna, eficiente e alinhada com as necessidades do futuro”, pontuou.
Duplo reconhecimento com foco em impacto ambiental
O Selo Verde, concedido pela Liven Energia, é um instrumento ambiental que reconhece o consumo exclusivo de energia elétrica proveniente de fontes limpas e renováveis. Ele é calculado com base nos critérios do GHG Protocol (Escopo 2) e aponta a redução das emissões de CO? em comparação ao consumo no mercado cativo.
Já o certificado de energia renovável comprova, de forma documentada, que toda a energia consumida pelas unidades tem origem rastreada em fontes limpas. A certificação é atualizada periodicamente e acompanha os dados reais de consumo e contratação, garantindo a manutenção do compromisso ambiental.
Um menino de 10 anos morreu após comer mingau de trigo, na noite de quarta-feira (21), na zona rural de São Mateus, no Norte do Espírito Santo. A criança foi encontrada...
Um famoso fisiculturista russo morreu nesta semana, aos 35 anos, após uma série de aplicações de injeção de "crescimento muscular" que levaram à falência de órgãos. Os músculos de Nikita Tkachuk...
O jogador de futebol Pedro Severino, que sofreu um grave acidente em março deste ano, está fora de risco, segundo informou o pai dele nesta quinta-feira (22), Lucas Severino, à rádio...
O Ministério Público Federal (MPF) ajuizou uma ação civil pública contra a Petróleo Brasileiro S.A. – Petrobras, visando à reparação de danos ambientais provocados pelo descarte contínuo e sem tratamento...
O ex-sargento da Polícia Militar do estado do Rio de Janeiro, Ronnie Lessa, já condenado pela morte da vereadora Marielle Franco a 78 anos, 9 meses e 30 dias de...
Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br