Quarta-feira, 02 de julho de 2025

Águas do Paraíba atende pedido da Prefeitura e fornece laudos sobre potabilidade da água 

Prefeitura quer saber se a população está em segurança ao consumir o produto

25/07/2024 às 16h59 25/07/2024 às 17h17 Girlane Rodrigues

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
Prefeitura quer saber se a população está em segurança ao consumir o produto

A Prefeitura de Campos notificou a concessionária Águas do Paraíba para apresentar laudos sobre a potabilidade da água fornecida em Campos, depois de moradores de bairros distintos perceberem 'cheiro de terra'. De acordo com publicação do prefeito de Campos, Wladimir Garotinho, em suas redes sociais, a suspeita da Prefeitura é de que "algas estão se multiplicando no leito do Rio Paraíba devido ao longo período sem chuvas e não apresentam riscos". O prefeito concluiu a postagem alegando buscar garantia de segurança à população: "Queremos os laudos técnicos e precisos, para ter garantia que o nosso povo está em segurança e que não teremos problemas no abastecimento da cidade", publicou o prefeito.

A concessionária Águas do Paraíba informou que forneceu os dados solicitados pela Prefeitura de Campos dentro do prazo estipulado. Os dados, segundo a Prefeitura, descartam riscos de contaminação. A concessionária, no entanto, não respondeu se houve alguma alteração no processo de tratamento da água e qual a suspeita da empresa quanto ao motivo do suposto cheiro na água fornecida.

O site Ururau também entrou em contato com o Instituto Estadual do Ambiente (Inea). O órgão informou que não teve acesso aos dados do monitoramento da qualidade da água realizado pela empresa Águas do Paraíba. "O processo de tratamento e distribuição da água em Campos compete às concessionárias", informou o Inea, por meio de nota.

O Inea já realizou a coleta da água bruta (água pré-captação pelas concessionárias) para analisar a qualidade da água nos rios Pomba e Paraíba do Sul, a fim de investigar possíveis contaminantes que possam inferir na paralisação da captação. O resultado da análise deve sair na próxima semana.

Leia a nota da Prefeitura de Campos, na íntegra
A Prefeitura de Campos tem acompanhado a situação do Rio Paraíba do Sul, por meio de diversos órgãos, após a população relatar gosto e odor estranhos na água que chega em suas casas. Através da Secretaria de Obras e Infraestrutura, a concessionária Águas do Paraíba foi notificada e apresentou exames laboratoriais que descartam o risco de contaminação. Já a Secretaria de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) está atenta às denúncias de preços abusivos de água mineral. A Subsecretaria de Meio Ambiente também acompanha o trabalho da Águas do Paraíba.

A primeira notificação do setor de Fiscalização de Contratos da Secretaria de Obras foi feita à concessionária Águas do Paraíba nessa quarta-feira (24). Em resposta, a empresa apresentou dois exames laboratoriais que apontaram não haver problemas de contaminação da água. Já nesta quinta-feira (25), uma nova notificação foi emitida para a concessionária para saber quais medidas foram adotadas pela empresa para tirar o gosto e cheiro estranhos relatados pelos consumidores e o que será feito para compensar a população pelos dias que não receberam o produto adequado, conforme estabelece o contrato de concessão. O prazo estabelecido para resposta da nova notificação é de 24 horas.

Moradores de diferentes bairros começaram a relatar a situação estranha desde o início da semana. O subsecretário de Meio Ambiente, René Justen, informou que a inspeção de qualidade da água bruta do Rio Paraíba do Sul é de responsabilidade do Instituto Estadual do Ambiente (Inea). “Nós estamos acompanhando a situação junto a Águas do Paraíba. Na análise da concessionária não foi apresentada toxicidade. Também foi informado pela Águas do Paraíba que está sendo adicionado carvão ativado no tratamento da água para eliminar o odor”, comentou.

Procon recebe denúncias de preço abusivo

Segundo o secretário municipal do Procon, Carlos Fernando Monteiro, o órgão tem recebido denúncias de que alguns comerciantes estariam aumentando o preço da água mineral em virtude da situação do Rio Paraíba do Sul, porém, as pessoas não chegaram a relatar qual seria o estabelecimento que estaria praticando esse preço abusivo.

“Para que a gente possa atuar, a gente precisa que as pessoas venham aqui ou liguem para nós e digam qual é o estabelecimento. Peço a colaboração de todos os consumidores de Campos, que assim que encontrarem algum estabelecimento praticando preço abusivo entrem em contato com a gente”, disse o secretário Carlos Fernando.
 

Fonte:

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes