Sexta-feira, 15 de agosto de 2025

Anglo American e Ferroport atingem marca histórica de 200 milhões de toneladas exportadas

14/08/2025 às 20h04 Redação

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
Minério premium produzido na mina do Sistema Minas-Rio, em Conceição do Mato Dentro (MG), é embarcado em navios no terminal da Ferroport, joint venture da Anglo American e da Prumo Logística, em São João da Barra (RJ) / Foto: Ascom

A mineradora Anglo American e a Ferroport, operadora do terminal de minério de ferro no Porto do Açu, no Norte do Rio de Janeiro, estão celebrando um marco na história de seus empreendimentos: o embarque de 200 milhões de toneladas, alcançado com a operação do navios Canary. O navio do tipo capesize foi totalmente carregado durante um dia, com o processo sendo encerrado em 1º de agosto.
 
Com o carregamento do Canary, foram totalizados 1.234 navios embarcados desde o início das operações, em outubro de 2014. O número expressivo evidencia a eficiência logística e a consistência operacional consolidadas ao longo de uma década de atuação da Anglo American com o Sistema Minas-Rio, e da Ferroport, no terminal do Porto do Açu, além de reforçar o protagonismo das empresas no cenário mineral global.
 
“Operamos com total eficiência e segurança no Porto do Açu. São duas metas que constam do nosso Programa de Gestão de Ativos e que têm minimizado o risco às pessoas e às paradas não planejadas, facilitando o alcance dos nossos objetivos. Temos agregado ainda tecnologias de ponta de monitoramento, treinamentos de segurança e procedimentos operacionais rigorosos que nos ajudaram a alcançar a marca das 200 milhões de toneladas embarcadas com êxito durante todo este período”, afirma o CEO da Ferroport, Carsten Bosselmann.
A Anglo American destaca que esse marco é resultado da superação de desafios com foco na estabilidade operacional, segurança e qualidade da produção, além da integração eficiente do Sistema Minas-Rio, desde a mina, em Conceição do Mato Dentro (MG), até o Porto do Açu, em São João da Barra (RJ). Com um teor médio de 67% de ferro, o minério de ferro premium do empreendimento consolida a confiança de mercados estratégicos, como China e Oriente Médio.
 
Para a Anglo American, o marco histórico reforça a capacidade de entregar resultados consistentes e seguros. “Essa conquista é um reflexo da dedicação das nossas pessoas e da visão estratégica que nos guia e nos coloca como referência na transformação do setor mineral com tecnologia e propósito. Chegar aos 200 milhões de toneladas embarcadas demonstra nossa excelência operacional e consolida nossa posição como líder global no mercado de pellet feed premium”, destaca Ana Sanches, presidente da Anglo American no Brasil.
 
Neste ano, a expectativa é atingir entre 22 e 24 milhões de toneladas de minério de ferro movimentadas no terminal, mantendo um ritmo forte de embarques. Até o momento, 87 navios já foram operados pela empresa este ano. A Ferroport opera 24 horas por dia, 365 dias por ano, com capacidade nominal de 10 mil toneladas de carga embarcada por hora.
 
“Desde a primeira movimentação de minério de ferro, em 2014, a Ferroport vem contribuindo para posicionar o Porto do Açu como vetor de transformação socioeconômica do Estado do Rio de Janeiro e do país. Com a futura conexão à malha ferroviária nacional, levaremos o Açu e a Ferroport a um novo patamar, impulsionando novos investimentos”, ressalta Rogério Zampronha, CEO da Prumo Logística.
 
Além dos números históricos, a Ferroport, a Anglo American e a Prumo Logística celebram pioneirismos alcançados no terminal do Porto do Açu. Entre eles, estão o MV Ubuntu Loyalty, primeiro navio movido a gás natural liquefeito (GNL) a atracar no Brasil, e o MV Camellia Dream, com propulsão eólica, que reforçam o compromisso com a inovação e a sustentabilidade.
 
Sobre a Ferroport
 
A Ferroport é uma joint venture formada pela mineradora Anglo American e pela
Prumo Logística, grupo multinegócio responsável pelo desenvolvimento estratégico do Porto do Açu. A empresa é responsável pela operação do terminal de minério de ferro do porto situado no Norte do litoral fluminense, realizando atividades de armazenamento, filtragem e embarque do produto e atende à Anglo American, que extrai o minério em sua mina localizada em Conceição do Mato Dentro (MG). De lá, o material é transportado por um mineroduto de 529 quilômetros, de propriedade da mineradora, e atravessa 33 municípios até chegar ao Porto do Açu. No terminal, o minério é processado, estocado e exportado por navios para diversos países.
 
A Ferroport tem forte compromisso com a segurança, os colaboradores, o meio ambiente, a comunidade local e os acionistas, sempre buscando garantir a eficiência operacional, de forma sustentável e segura para todos os seus stakeholders. Saiba mais em: https://ferroport.com.br
 
Sobre a Anglo American
 

A Anglo American é uma líder global em mineração, comprometida com a produção responsável de cobre, minério de ferro premium e nutrientes agrícolas – produtos essenciais para viabilizar o futuro, impulsionar a descarbonização da economia global, melhorar os padrões de vida e fortalecer a segurança alimentar. Nossas operações de classe mundial e recursos excepcionais nos proporcionam um portfólio robusto, com grande potencial de crescimento em todos os nossos três negócios. Essa combinação estratégica nos posiciona de maneira ideal para capturar as principais tendências de demanda, que se mostram estruturalmente atraentes a longo prazo.
 
Nossa abordagem integrada de sustentabilidade e inovação impulsiona nossa tomada de decisões em toda a cadeia de valor, desde como descobrimos novos recursos até como mineramos, processamos, movemos e comercializamos nossos produtos para nossos clientes – com segurança, eficiência e responsabilidade. Nosso Plano de Mineração Sustentável estabelece compromissos claros com metas abrangentes em diferentes horizontes de tempo, assegurando nossa contribuição para preservação de um meio ambiente saudável, a promoção de comunidades prósperas e o fortalecimento da confiança em nossa posição como liderança corporativa. Trabalhamos em conjunto com nossos parceiros de negócios e diversas partes interessadas para gerar valor duradouro de recursos naturais preciosos para nossos acionistas, para o benefício das comunidades e países em que operamos e para a sociedade como um todo. A Anglo American está reimaginando a mineração para melhorar a vida das pessoas.
 
A Anglo American está atualmente implementando uma série de mudanças estruturais importantes para desbloquear o valor inerente ao seu portfólio e, assim, acelerar a entrega de suas prioridades estratégicas de excelência operacional, simplificação de portfólio e crescimento. Essa transformação de portfólio concentrará a Anglo American em sua base de ativos de recursos de classe mundial em cobre, minério de ferro premium e nutrientes agrícolas, uma vez concluída a venda de nossos negócios de carvão e níquel, a cisão de nosso negócio de PGMs (Anglo American Platinum) e a separação de nosso icônico negócio de diamantes (De Beers).

Fonte: Ascom

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes