Os esforços para manter aberta a livraria mais antiga do Brasil chegaram ao fim nesta segunda-feira (13). Ao livro verde fechou as portas depois de 179 anos elevando o nome de Campos dos Goytacazes como o município do Brasil a ter a primeira livraria do país. O empresário Ronaldo Sobral lutou por anos para manter a livraria funcionando e a tradição campista, em meio à crises econonômicas e a ascenção do comércio por meio da internet. Ultimamente, um grupo de campistas, passou a liderar o movimento "SOS Livro Verde", com manifestações para manter o patrimônio cultural da cidade.
Entre os apoiadores da Campanha SOS Ao Livro Verde destacam-se em nível nacional a Academia Brasileira de Letras (ABL), através de documento de apoio assinado pelo seu presidente Merval Pereira; Associação Brasileira de Imprensa (ABI), através de seu presidente Octávio Costa; da Associação Nacional de Livrarias (ANL), presidente Marcus Teles e da Associação Estadual de Livrarias (AEL), presidente Borgópio D´Oliveira.
O jornalista Adelfran Lacerda que preside o Comitê Organizador da Campanha SOS Ao Livro Verde disse que aguarda um posicionamento da Prefeitura de Campos sobre o relatório da Comissão Mista da camapanha. "O imóvel está fechado. Mas, não pela Justiça. Estamos aguardando o posicionamento do Executivo Municipal ao Relatório da Comissão Mista da Campanha SOS Ao Livro Verde para emitir Nota Oficial do Comitê Organizador da Campanha SOS Ao Livro Verde", informou.
A empresa enviou à 5ª Vara Cível de Campos chegou pedido de autofalência em decorrência de uma dívida de quase R$ 2 milhões.
Veja, na íntegra, a nota do Comitê:
"O Comitê Organizador da Campanha SOS Ao Livro Verde informa o fechamento, em 13 de novembro de 2023, da Livraria Ao Livro Verde, a mais antiga do país, com 179 anos de existência, desde 1844, no centro histórico da cidade de Campos dos Goytacazes (RJ), mesmo sem decisão judicial.
Lamentamos, muito triste e profundamente, o ocorrido. Mas, entendemos e respeitamos as razões e decisão pessoal do proprietário, Sr. Ronaldo Sobral, em função do que é de amplo e detalhado conhecimento público.
Mas, continuamos acreditando, firmemente, na reabertura da Livraria, o mais brevemente possível, conforme é o desejo manifesto de mais de 2.100 signatários do “Abaixo Assinado SOS Ao Livro Verde” – que continua aberto na internet, acessando o site www.peticaopublica.com.br, bastando clicar o nome da petição: SOS Ao Livro Verde – além do apoio formal oficializado por mais de 60 instituições, entidades e veículos de comunicação locais, regionais, estaduais e nacionais, entre elas, as prestigiosas Academia Brasileira de Letras (ABL), Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e Associação Nacional de Livrarias (ANL).
Reiteramos que, através de Relatório da Comissão Mista da Campanha SOS Ao Livro Verde - constituída por representantes dos poderes públicos (Legislativo e Executivo) e da Sociedade Civil - foram apresentadas, formalmente, 20 propostas para a preservação e a perenização da Livraria Ao Livro Verde, às vésperas de completar 180 anos de existência, através de medidas e atos possíveis e plenamente legais, que foram aprovadas em Audiência Pública, realizada em 10 de outubro de 2023, no Plenário do Palácio Nilo Peçanha, onde está instalada a Câmara Municipal de Campos dos Goytacazes.
Diante do ocorrido, o Comitê Organizador da Campanha SOS Ao Livro Verde está em contato com todos os interessados e envolvidos, permanentemente, nessa causa, com a certeza de, através do entendimento, serem colocadas em prática soluções urgentes e necessárias para a preservação desse importante e imprescindível patrimôio histórico e cultural de Campos dos Goytacazes, do Estado do Rio de Janeiro e do Brasil".
O fim de semana chegou e Campos está cheio de cultura, música e diversão para todos os gostos! Prepare sua agenda e venha aproveitar shows, teatros, gastronomia e atividades ao ar...
Um policial militar, que não teve a identidade divulgada, foi baleado na noite desta sexta-feira (17) durante uma intensa troca de tiros na comunidade conhecida como Suvaco da Cobra, no...
Um guarda municipal de Arraial do Cabo foi baleado na tarde de quinta-feira (16) após abordar dois homens em uma motocicleta no Pontal do Atalaia, um dos principais pontos turísticos da cidade. Segundo...
O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou pela descriminalização do aborto voluntário nas primeiras 12 semanas de gestação. É o segundo voto no Supremo para liberar a interrupção da...
A atriz Brigitte Bardot, de 91 anos, foi levada às pressas para um hospital em Toulon, no sul da França, após ser diagnosticada com uma “doença grave”, segundo informações divulgadas...
Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br