Terça-feira, 14 de outubro de 2025

Apagão em Campos fez parte de pane nacional causada por incêndio em subestação no Paraná

A falta de energia atingiu moradores de São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Bahia, Amazonas, Minas Gerais, Santa Catarina, Goiás e Rio Grande do Norte

14/10/2025 às 09h55 Igor Azeredo

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
A falta de energia atingiu moradores de São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Bahia, Amazonas, Minas Gerais, Santa Catarina, Goiás e Rio Grande do Norte / Foto: Reprodução

O apagão registrado em Campos na madrugada desta terça-feira (14), foi parte de uma pane nacional que atingiu o Distrito Federal e ao menos 20 estados brasileiros. De acordo com o Ministério de Minas e Energia (MME), o problema começou por volta de 0h32, após um incêndio em um reator da Subestação de Bateias, no Paraná. A falta de energia atingiu moradores de São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Bahia, Amazonas, Minas Gerais, Santa Catarina, Goiás e Rio Grande do Norte.

O incidente provocou o desligamento da subestação de 500 kV, interrompendo o fluxo de energia entre as regiões Sul e Sudeste/Centro-Oeste e afetando todo o Sistema Interligado Nacional (SIN) — rede que distribui eletricidade em quase todo o país.

Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), cerca de 10 mil megawatts (MW) de carga foram desligados de forma controlada, como medida preventiva. A energia começou a ser restabelecida logo nos primeiros minutos, e até 1h30 da manhã, as regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste já estavam com o fornecimento normalizado. A região Sul foi a última a ter a energia restabelecida, por volta de 2h30.

No Rio de Janeiro, a Light informou que cerca de 450 mil clientes foram afetados pela falha. Segundo a empresa, a interrupção ocorreu devido a um problema no SIN que acionou o Esquema Regional de Alívio de Carga, um mecanismo automático para evitar sobrecargas no sistema.

O MME, a Aneel e o ONS realizam nesta terça uma reunião para identificar as causas do incêndio e avaliar eventuais responsabilidades. Segundo o ministério, o tempo de recomposição do sistema foi inferior ao de apagões anteriores de mesma proporção.

“É importante que a população entenda o que acontece neste momento. Não é falta de energia. É um problema na infraestrutura que transmite a energia. Quando se fala em apagão, a gente sempre lembra aqueles tristes episódios de 2001 e de 2021 que, na verdade, aconteceram por falta de energia e falta de planejamento. Hoje não. Hoje, nós temos muita energia”, disse o  ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.

Sistema reforçado
Em entrevista a emissoras de rádio durante o programa Bom Dia, Ministro, da Empresa Brasil  de Comunicação (EBC), Silveira destacou que o sistema de transmissão brasileiro foi reforçado por meio da contratação de 70 bilhões de linhas de transmissão.

“Estamos com obras em todo o Nordeste brasileiro para o centro de carga, que é o Sudeste. E também ligamos Manaus a Boa Vista. Temos mais segurança energética” acentuou.

“É um episódio pontual que o Operador Nacional do Sistema deu pronta resposta graças a um moderno sistema do nosso operador nacional”, finalizou o ministro.

O último apagão nacional havia ocorrido em 2023, quando 25 estados e o Distrito Federal ficaram sem energia por causa de uma sobrecarga no sistema.

Fonte: g1/Agência Brasil

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes