Domingo, 04 de maio de 2025

Bispo Diocesano de Campos anuncia câncer de próstata e será operado em junho

Dom Roberto passará por cirurgia robótica para tratamento de câncer. O procedimento é menos invasivo e possui recuperação mais rápida. Paróquias vão auxiliar nos custos

04/05/2025 às 17h21 Girlane Rodrigues

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
Dom Roberto passará por cirurgia robótica para tratamento de câncer. O procedimento é menos invasivo e possui recuperação mais rápida. Paróquias vão auxiliar nos custos. / Foto: Divulgação

A Diocese de Campos, por meio do vigário-geral Monsenhor Leandro Diniz, comunica que o Bispo Diocesano, Dom Roberto Francisco Ferrerìa Paz, realiza um tratamento médico, após ser diagnosticado com câncer de próstata. Dom Roberto passará por uma cirurgia, no dia 4 de junho, em um hospital particular de Campos, procedimento necessário para a preservação da saúde e continuidade da missão pastoral. De acordo com Monsenhor Leandro, a Diocese de Campos, por meio das paróquias, irá auxiliar com os custos hospitalares e demais despesas médicas relacionadas ao tratamento.

Diante do dinamismo pastoral de Dom Roberto Francisco, o tratamento mais indicado pela equipe médica foi uma cirurgia robótica feita por meio de quatro pequenas incisões, com cerca de 0,5 centímetros cada, na região abdominal do paciente, por onde serão inseridos quatro braços robóticos. O procedimento oferece benefícios como menor sangramento, recuperação mais rápida e menor dor no pós-operatório, entretanto, não é coberto pelo plano de saúde. “Tem-se dito que é importante cuidar dos cuidadores, cuidar da fragilidade. Fui diagnosticado com um câncer de próstata, incipiente, mas vocês sabem que todo processo tumoral é perigoso. Não posso colocar em risco a minha vida, porque tenho muito a fazer. Mas um empecilho que apareceu é que o meu plano de saúde não cobre uma cirurgia robótica. Que faz menos dano, no sentido de ser menos invasiva, é mais tranquila e melhor a recuperação”, afirmou Dom Roberto.

De acordo com o Monsenhor Leandro, devido a grande quantidade de compromissos junto a Diocese, as paróquias irão fazer uma contribuição para a cirurgia, para isso uma conta foi destinada com essa finalidade. “A conta foi disponibilizada para as paróquias e segundo as possibilidades de cada uma, com objetivo de ajudar com os custos hospitalares e demais despesas relacionadas ao tratamento de Dom Roberto. Sabemos do espírito de comunhão e solidariedade que une o presbitério, e confiamos que poderemos oferecer ao nosso pastor o suporte necessário neste momento delicado”, afirmou o vigário geral.

Segundo Dom Roberto, após a cirurgia irá ingressar com uma ação de ressarcimento, junto ao plano de saúde, o valor que vier da restituição será direcionado para o Seminário Diocesano Maria Imaculada.  “Faço assim porque me parece que é o mais transparente e honesto. Há pessoas que desejam ajudar, peço que procure a sua paróquia. Mas só tenho a agradecer. Temos que cuidar da fragilidade. Não ingressei pelo SUS, pois não quero tomar o lugar de pessoas que não têm recursos. E assim evitar qualquer tipo privilégio”, finalizou Dom Roberto.

Fonte: Ascom Diocese

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes