Uma profissão que tem crescido ultimamente em diversos lugares do Brasil é a de bombeiro civil. O profissional é responsável pela proteção da população em caso de incêndios e outros acidentes. Na cidade de Campos, a única empresa homologada da região já formou mais de 1000 alunos e está na décima turma formando profissionais.
Segundo o instrutor do curso de Bombeiro Civil, Anderson de Oliveira, a formação dos combatentes dura cerca de dez encontros totalizando 80 horas. “A grade é formada por instruções de primeiros socorros, combate de incêndio, prevenção e resgate de altura”. Além disso, os profissionais são orientamos de maneira militarizada. “Não podendo confundir hierarquia e disciplina, avaliação composição corporal, fardamento, checar os equipamentos antes de iniciar um dia de trabalho”, destacou o instrutor.
Ainda de acordo com o instrutor, no município de Campos foi aprovada uma nova legislação, os estabelecimentos obrigados a ter brigada profissional são os seguintes: shopping center; casa de shows e espetáculos; hipermercado; grandes lojas de departamentos com área construída superior a 5.000 m²; campus universitário; edifícios públicos ou privados que abriguem acervo de valor histórico; espaços de eventos fechados que recebam grande concentração de pessoas, com circulação média acima de 1.500 pessoas por dia; demais edificações ou plantas cuja ocupação ou uso exija a presença de bombeiro.
Ainda segundo a lei, cada brigada profissional deverá ser estruturada com recurso de pessoal com equipe de Bombeiro Civil contratada, que deverá atender aos termos da legislação estadual vigente e NBR 14.608/ABNT, além de recursos materiais próprios como para inspeções preventivas e ações de resgates, e kit completo de primeiros socorros.
Quarenta e cinco alunos que se formam neste sábado (29/06), carregam o lema “Vidas alheias e riquezas salvar”, o instrutor destaca que o Bombeiro Civil tem que ter amor ao próximo e objetividade. “O profissional já tem no sangue que quer ser bombeiro, que quer salvar vidass”, esclareceu Anderson Oliveira. Para ser Bombeiro Civil é necessário ficar atento os pré-requisitos, como atestado médico especifico para a área, voluntariado e ensino médio completo, não existe distinção de sexos, todos atuam apagando fogo e carregando extintores.
A diferença entre Bombeiro Civil x Militar
O bombeiro civil trabalha principalmente dentro de empresas e ambientes privados. O objetivo da contratação é sempre garantir a segurança e o bem estar das pessoas, visto que este profissional possui formação para prestar primeiros socorros e contornar inúmeras situações em que é preciso algum tipo de resgate ou salvamento.
Podendo trabalhar na contratação dele é bastante comum em lugares como shoppings, hospitais, faculdades, indústrias e condomínios, dentre outros. Esses profissionais também são constantemente contratados para prestar suporte em eventos grandes, como shows e partidas de futebol.
O bombeiro militar, por sua vez, é um servidor público que trabalha em prol da sociedade de modo geral. O objetivo da existência dessa classe também é garantir a segurança das pessoas, mas diferente dos civis, os militares atendem a todos sem distinção, recebendo ligações que indicam onde estão os apuros a serem resolvidos.
Bombeiros militares trabalham em escalas e aguardam as ocorrências em quartéis estrategicamente posicionados nas cidades.
Foi aprovada na Câmara dos Deputados, nesta sexta-feira (12), o Projeto de Lei Marília Mendonça, que reconhece a música caipira e sertaneja como manifestações da cultura nacional. A proposta agora...
A quarta rodada da pesquisa O Que Pensam os Deputados Federais, realizada por Genial Investimentos e Quaest, mediu a percepção interna da Câmara sobre o papel de Jair Bolsonaro nas...
Um casal de 20 e 27 anos foi preso suspeito de estelionato após utilizar comprovantes falsos de PIX para pagar diárias em um motel localizado na Avenida Carlos Alberto Chebabe,...
O SBT informou nesta sexta-feira (12) que promoverá uma reformulação em sua grade matinal, que passará a ser dedicada exclusivamente ao conteúdo jornalístico. Com a mudança, o noticiário “Primeiro impacto”...
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu, nessa quinta-feira (dia 11), a comercialização de dois cosméticos no Brasil. A decisão foi tomada por falta de registro. Os produtos proibidos são...
Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br
