Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Calendário escolar e atividades remotas são regulamentados pelo Conselho em Macaé

22/09/2020 às 08h43 Redação

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
Desde a primeira semana de interrupção das aulas, os professores da rede estão disponibilizando os conteúdos aos alunos / Foto: Divulgação

O Conselho Municipal de Educacação (CME), órgão normativo do Sistema Municipal de Ensino, divulgou o parecer sobre a reorganização do calendário escolar e regularização das atividades remotas. O ato legal está disponível para consulta pública aqui no portal da Prefeitura de Macaé.

Outro documento disponibilizado pelo CME é a Nota Técnica 01/2019, a respeito de orientações para diferenciação entre unidades de Educação Infantil e outros espaços de atendimento de caráter social e recreativo.

O parecer 01/2020, autoriza a aplicação do parágrafo 4°, inciso IV do artigo 32 da Lei 9394/96, para a reorganização do calendário escolar da rede municipal de ensino de Macaé em decorrência de suspensão de aulas em ambiente escolar como adoção de medida para conter a Covid-19.

O CME entende que as atividades pedagógicas não presenciais, durante o período de isolamento social, deverão ser garantidas com suporte tecnológico, metodológico e de formação para os professores, possibilitando o desenvolvimento dos objetivos de aprendizagem e habilidades previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), currículos e propostas pedagógicas desenvolvidos pela Secretaria Municipal Adjunta de Educação Básica (Semaeb). No documento é citado que também é dada a necessidade de sucessivas adaptações a um cenário em constantes modificações e, em grande medida, desconhecido, em função dos efeitos da pandemia, o Conselho Municipal de Educação de Macaé se reserva o direito de atualizar, modificar ou substituir resoluções anteriores, sempre na direção do interesse comum e da salvaguarda da educação e seus objetivos maiores.

No parecer consta que, desde a primeira semana de interrupção das aulas, as Superintendentes de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio e da Educação Inclusiva, com apoio dos técnicos da Secretaria de Educação Básica, dos gestores escolares e dos professores docentes das 106 escolas, vêm envidando esforços para suprir as aulas e os conteúdos com atividades disponibilizadas aos alunos.

Competências Conselho

Compete ao Conselho Municipal de Educação exercer funções consultiva, propositiva, mobilizadora, deliberativa, normativa e fiscalizadora. Considera-se função consultiva a atribuição para responder as consultas sobre leis educacionais e suas aplicações, submetidas ao CME, por entidades da sociedade pública ou civil cidadãos ou grupos de cidadãos. A função propositiva abrange a sugestão de políticas de educação, sistemas da avaliação institucional, medidas para melhoria de fluxo e de rendimento escolar e proposição de cursos de capacitação para professores

Fonte: Ascom Macaé

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes