O município de Campos dos Goytacazes, localizado no Norte Fluminense do estado do Rio de Janeiro, comemora nesta terça-feira (28) 188 anos de emancipação política.
CONHEÇA A HISTÓRIA DA CIDADE
Em meados do século XVI, a região em que se situa Campos era denominada de Capitania de São Tomé, posteriormente Paraíba do Sul, doada, pelo rei Dom João III, a Pero de Góis da Silveira. Pero iniciou a primeira tentativa de colonização e posteriormente seu filho Gil de Góis, mas os dois não tiveram sucesso com a instalação da Vila da Rainha. Na época, a região era habitada pelos índios Goitacá, que opuseram feroz resistência à ocupação e implantação do cultivo de cana-de-açúcar pelos portugueses, inviabilizando o projeto. A partir de 1627, com a doação do território aos chamados Sete Capitães, a colonização baseada na pecuária começou a se processar de modo efetivo. E o primeiro curral foi implantado em dezembro de 1633, em Campo Limpo.
Em 1652, começou a instalação do primeiro engenho de açúcar na região pelo General Salvador Correa de Sá e Benevides, o aclamado “Restaurador de Angola”, marcando o início dessa importante atividade econômica. Neste mesmo ano, foi inaugurada, no dia 6 de agosto, a primeira capela dedicada ao Santíssimo Salvador, onde depois foi erguida a Igreja de São Francisco de Assis, localizada na Av. Treze de Maio, local onde muitos consideram como o marco do nosso primórdio. Houve também neste período a instalação de Vila oficial, tendo esta uma Câmara Municipal, concretizando a legalidade da Vila de São Salvador em 1º de janeiro de 1653, com a posse dos vereadores e a primeira sessão.
Entretanto, questões políticas acabaram extinguindo essa Câmara no ano de 1657. Aproximadamente 20 anos depois, em 29 de maio de 1677, foi estabelecida novamente a Vila de São Salvador dos Campos pelo General Salvador Correa de Sá e Benevides, cuja descendência originou os famosos Viscondes de D’Asseca, que dominaram a região por quase um século e exploraram a população da Vila com altos impostos. Após anos de resistência os moradores da Vila participaram de várias jornadas, sendo conhecidas como as “Quatro Jornadas”, tendo a última e decisória o levante de 1748, promovido por Benta Pereira e sua filha Mariana Barreto. Finalmente em 1752, ocorreu a queda do poderio dos Assecas, devolvendo a Capitania à Coroa. A partir daí, a expansão do cultivo da cana-de-açúcar se tornou possível pela divisão dos grandes latifúndios.
A introdução do primeiro engenho a vapor na região, em 1830, trouxe grande transformação no processo da produção de açucareira. E a elevação da Vila à condição de Cidade somente veio a ocorrer em 28 de março de 1835. É assim a cidade de Campos dos Goytacazes começou a ganhar projeção com a construção do Canal Campos-Macaé, que levou 28 anos para ser concluído, sendo inaugurado em 19 de fevereiro de 1872, com a função de escoar a produção açucareira. Contudo, foi logo substituído pelo aparecimento da ferrovia, em 1873, com a inauguração do trecho Campos-São Sebastião e posteriormente, em direção a Macaé e ao trecho Norte-Sul (Estrada de Ferro de Carangola), facilitou a circulação, transformando o município em centro ferroviário da região.
Em 1877, são implantados, na região, os engenhos centrais e posteriormente as (usinas). Em 1890, o território do município já estava reduzido praticamente às fronteiras atuais e a partir desta época, o comando da vida cultural da região passa dos solares rurais para o núcleo urbano. No início do século XX, a cidade consolida-se como núcleo de movimentação econômica e social, com o desenvolvimento das medidas de saneamento na região com ampliação da rede de esgoto e melhorias nos serviços de abastecimento de água.
Durante todo século XIX, a cidade atingiu grandes progressos, alavancados principalmente pelo ciclo do açúcar, o “ouro doce”, constituindo uma opulenta nobreza rural, com os fidalgos — considerados os barões do açúcar. A cidade foi prestigiada pelo Imperador Dom Pedro II e sua família em várias ocasiões, como na inauguração da energia elétrica pública no ano de 1883.
Embora nossa história ainda se mantenha ligada à indústria canavieira, Campos dos Goytacazes se direcionou para outras atividades econômicas, favorecendo-se pelo surgimento de pequenas empresas, melhoria de suas atividades comerciais e de serviço. Tendo como desenvolvimento na história recente a atividade petrolífera através da Bacia de Campos que contribuiu, sem sombra de dúvida, para a economia local por meio dos royalties do petróleo.
AUTORIDADES CELEBRAM OS 188 ANOS
"O nosso governo trabalha para cuidar das pessoas. As ações, em todas as áreas, são para gerar melhorias na vida do povo campista. Assim, temos programas para garantir acesso à saúde e educação, para dar uma atenção especial aos moradores das áreas rurais, que estavam abandonados, e de bairros da área urbana que ainda careciam até de saneamento básico. Estamos transformando nosso município e trabalhando muito para Campos avançar, cada vez mais, na economia, no social, na educação, na cultura, na agricultura, no esporte, na geração de emprego e renda, e temos programas para atender públicos de todas as idades, desde os recém-nascidos aos idosos. Reabrimos unidades de saúde que ficaram anos fechadas; reformamos e estamos construindo escolas e creches; reformamos, também, as vilas olímpicas, que têm atividades todos os dias, em diversos horários e que estão sempre abertas à população. Estamos reconstruindo estradas no interior e vamos construir pontes, para encurtar distância e integrar o morador do campo à área urbana, favorecendo segmentos como agricultura, vocação natural do município, e o turismo pelas regiões belíssimas que Campos tem”, Pontua o prefeito de Campos, Wladimir Garotinho.
"Campos tem muitos motivos para celebrar seu aniversário de 188 anos. Na administração ao lado do prefeito Wladimir Garotinho, estamos construindo uma nova história, recuperando a economia, ampliando a assistência em Saúde, em Educação, em Atenção Social, investindo na Agricultura e no Desenvolvimento Econômico, realizando obras e melhorias em toda Campos. Com muito planejamento e trabalho, com um time responsável e sensibilidade para cuidar de pessoas, estamos construindo o presente legado de um futuro melhor para nosso município. Isso só é possível com diálogo e parcerias, como as que o nosso governo tem firmado com a Câmara de Deputados, com a Câmara Municipal, a Assembleia Legislativa. Parcerias importantes como as que estamos fazendo com o governo federal, com o governador Cláudio Castro, que mostram que a administração municipal atua em conjunto em prol do melhor para a população sempre". Frisa o vice-prefeito Frederico Paes.
"O município vem progredindo muito graças aos investimentos do governo do estado, um diálogo que tem como principal objetivo trazer melhor qualidade de vida para à população. As obras do HGG que já teve a primeira fase entregue e a segunda que já está bem avançada, a retomada das obras do Parque Saraiva, o Bairro Legal e tantos outros investimentos que mostram o olhar do Governo do Estado pela cidade de Campos. A nossa cidade sempre foi referência no cenário econômico, cultural e uma grande potência no Brasil, fato que perdeu expressividade nas últimas décadas. Enquanto presidente da Câmara, venho trabalhando e dialogando com os setores que movimentam a nossa cidade, é preciso fazer com que Campos volte a ter o seu de destaque no cenário nacional, é preciso investimentos em saúde, educação, tecnologia e principalmente na sua principal vocação que é a agricultura, impulsionando não só o maior município, mas todo o interior." Destaca o presidente da Câmara de Vereadores, Marquinho Bacellar.
" O comércio em Campos sempre caminhou junto com o desenvolvimento de nossa cidade. A pujança econômica acarretada primeiro pelo gado, e depois pela produção açucareira, fez com que a cidade mantivesse um intenso movimento comercial e financeiro. Nesse contexto, o comércio campista cresceu e contribuiu para a transformação da região. Em breve, no próximo dia 30 de maio, a CDL completará 60 anos em plena atividade, e hoje nós pleiteamos mais crescimentos para a região como a criação do Zen(...) Esse é o meu recado nesse aniversário de Campos, o que nós já crescemos e evoluímos,o comércio continua participando do crescimento da cidade mas a gente sempre quer mais. E o maior pedido que a gente espera pelo centro de Campos, uma revitalização do centro. Esperamos que agora muito em breve o prefeito esteja anunciando o projeto de revitalização do centro de Campos" Declarou Edvar Junior, presidente do CDL.
Supatra Sausuphan, que era conhecida como "a garota mais peluda do mundo" está completamente diferente 15 anos depois de virar notícia mundo afora. Aos 25 anos, a moradora de Bangcoc (Tailândia)...
O Senado aprovou hoje (7) o Projeto de Lei 1.958/2021, que reserva 30% das vagas de concursos públicos para pessoas pretas, pardas, indígenas e quilombolas. O texto agora segue para...
Na manhã desta quarta-feira, 7 de maio, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Campos (CDL) sediou uma reunião estratégica para discutir soluções voltadas à segurança na região central da cidade....
Aproxima-se o prazo final das inscrições para o concurso do TRT SP. O Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (TRT SP), em São Paulo, publicou o edital do novo...
O Rio de Janeiro está entre as oito cidades-sede da Copa do Mundo Feminina da FIFA Brasil 2027. O anúncio foi feito pela federação, nesta quarta-feira (07/05), por meio das...
Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br