Quarta-feira, 16 de julho de 2025

Campos apresenta maior evolução em saneamento básico entre municípios do Estado do Rio

A cidade subiu 22 posições, passando de 47º para 25º lugar no ranking nacional

15/07/2025 às 11h12 15/07/2025 às 15h55 Igor Azeredo

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
A cidade subiu 22 posições, passando de 47º para 25º lugar no ranking nacional / Foto: Rafa Pereira/Diário do Rio

Campos foi o município que mais evoluiu no Ranking do Saneamento 2025, divulgado nesta terça-feira (15) pelo Instituto Trata Brasil. A cidade subiu 22 posições, passando de 47º para 25º lugar no ranking nacional, refletindo melhorias significativas na infraestrutura de saneamento básico.

Contrastes no Estado

Enquanto Campos sobe no ranking, outras cidades fluminenses ainda enfrentam sérios problemas de saneamento. Quatro municípios do estado do Rio de Janeiro figuram entre os 20 com piores índices de tratamento de esgoto no Brasil. São eles: São João de Meriti, Duque de Caxias, Belford Roxo e São Gonçalo.

Essas cidades têm índices alarmantes de coleta e tratamento de esgoto. São João de Meriti, por exemplo, não possui nenhum tipo de tratamento de esgoto, enquanto Duque de Caxias e Belford Roxo tratam menos de 10% do esgoto gerado.

Niterói

Por outro lado, Niterói, na Região Metropolitana, se destaca positivamente, ocupando a terceira posição no ranking geral de saneamento do Brasil. A cidade, que já figura entre os 11 municípios brasileiros com 100% de serviços universalizados de água e pleno tratamento de esgoto, continua a ser um exemplo de boas práticas no setor.

Impactos e Desafios

O estudo revela que, em todo o Brasil, 16,9% da população ainda não tem acesso a água potável e 44,8% dos brasileiros não têm coleta de esgoto, o que compromete a saúde pública e o desenvolvimento socioeconômico das regiões afetadas.

Fonte: g1

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes